CARREGANDO...

Vagas falsas: Saiba como identificar golpes

Anúncio

Todas as pessoas que estão em busca de um emprego devem se preocupar com as vagas falsas, já que essas muitas vezes são moldadas para parecer uma boa oportunidade, quando na verdade se tratam de golpes muito bem articulados.

Isso tem se tornado bastante comum devido a constante evolução da tecnologia, de forma que pessoas de má índole conseguem disseminar a informação falsa com uma facilidade muito maior e alcançar um número alarmante de pessoas.

Anúncio

Para evitar este tipo de problema, é importante saber como identificar essas vagas a fim de evitá-las a todo custo, e com base nesse post, você poderá conferir tudo sobre o assunto, então continue acompanhando o conteúdo a seguir.

Como reconhecer as vagas falsas?

Para começar a identificar vagas falsas na internet, você deve se atentar para os detalhes. Por exemplo, se o anúncio for feito em um site não oficial ou em algum tipo de plataforma estranha, desconfie.

Outra característica comum sobre as oportunidades de trabalho fraudulentas é receber uma ligação imediatamente após a candidatura, sendo que os seus dados são utilizados apenas para que sejam feitas ofertas de produtos e serviços.

Outro detalhe que chama a atenção na vaga falsa é que muitas vezes o anúncio é moldado para atrair todos os tipos de pessoa, ou seja, a descrição da vaga irá se encaixar nos mais diversos tipos de perfis profissionais.

Outros tipos de golpe

As pessoas que criam e divulgam as vagas falsas possuem diversas estratégias para tentar obter o dinheiro dos terceiros de forma indevida, onde é muito comum a oferta de cargos mediante pagamento do processo seletivo.

Outra fraude constantemente utilizada consiste em dizer para o interessado que ele deve custear um curso específico para que seja contratado. Geralmente, assim que o valor do “curso” é pago, os criminosos desaparecem.

Quando as ofertas das vagas são feitas através do WhatsApp há outros meios mais simples de identificar a presença da fraude, já que comunicação confusa e erros de digitação sempre indicam que se trata de algo inverídico.

Dicas para encontrar vagas de emprego confiáveis

Se você está interessado em ingressar no mercado de trabalho, faça sempre uma busca diretamente no site oficial das empresas de seu interesse, já que elas possuem portais específicos para contratação e estes são totalmente seguros.

Caso a oportunidade seja divulgada através de redes sociais, por exemplo, certifique-se de que a página pertence à empresa e caso haja formas de entrar em contato para saber mais, faça uma ligação para se certificar da veracidade.

Além disso, você pode pesquisar sobre as pessoas que se identificam como recrutadoras no processo seletivo para verificar se estas realmente existem, evitando assim as vagas falsas.

Sobre o envio de informações pessoais

Quando uma vaga verdadeira e divulgada através de meios seguros, as únicas informações que os interessados devem encaminhar dizem respeito ao seu currículo profissional, já que este é o documento analisado nos processos seletivos.

Sendo assim, jamais encaminhe informações pessoais suas, principalmente dados bancários e não faça pagamentos destinados à empresa, pois instituições verdadeiras jamais solicitam este tipo de transação.

Como o objetivo dos golpistas que divulgam as vagas falsas é justamente obter esse tipo de informação, é imprescindível que todos tenham atenção a fim de evitar principalmente prejuízos financeiros.

Como se proteger para não cair no golpe das vagas falsas

Hoje há uma Lei específica que diz respeito à proteção de dados e todas as empresas sérias situadas dentro do território nacional devem segui-las, ou seja, você tem direito total sobre todos os seus dados. Sabendo disso, veja abaixo outras dicas de como se proteger:

  • Sempre que você suspeitar de algum site, busque informações sobre ele e também verifique se a conexão é realmente segura, com o protocolo https, que deve obrigatoriamente estar no início do endereço;
  • Verifique se o site possui selos como “Verificado”, “Protegido” ou “Seguro”. Em alguns casos estes selos podem ser indicados como criptografias, como GeoTrust, McAfee, PayPal, Google Trusted Store ou Norton;
  • Verifique se a empresa em questão se encontra cadastrada no portal consumidor.gov.br ou verifique se ela consta no Procon da sua região.

Ainda em relação aos selos, portais maliciosos não possuem tais certificados, já que eles são cedidos apenas para plataformas realmente confiáveis e idôneas, de forma que o consumidor pode facilmente fazer a identificação das vagas falsas.

Considerações finais

As vagas falsas são um problema amplo em todo o país e sempre que você desconfiar da existência destas, evite o compartilhamento e instrua pessoas conhecidas a não fazer a divulgação, já que desta forma mais vítimas podem ser geradas.

Caso você seja vítima de um desses golpes e acabe tendo um prejuízo financeiro, será possível buscar pelos seus direitos ao fazer uma denúncia, sendo necessário apresentar conversas, panfletos, dentre outras coisas como prova.