Com o tratamento odontológico grátis você pode cuidar da saúde do seu sorriso sem gastar nada. Como os atendimentos com dentistas particulares é algo relativamente caro, muitas pessoas buscam por estas opções gratuitas.
Problemas dentários podem ocasionar outros tipos de problema em nossa saúde, gerando dores de cabeça, dores na mandíbula e dificuldade para comer alimentos, daí a importância de sempre manter o check up com o dentista em dia.
Além de tudo isso, ter a arcada dentária mal posicionada pode levar as pessoas a terem uma baixa autoestima. Se você está interessado em cuidar da sua saúde bucal, continue nos acompanhando para saber como fazer isso de graça.
Como é possível ter tratamento odontológico grátis?
Hoje em dia é possível obter tratamento odontológico grátis por meio do Brasil Sorridente, que é um programa desenvolvido pelo governo. Seu objetivo é melhorar a vida dos brasileiros através do acesso gratuito a serviços odontológicos.
A iniciativa ocorre com base no Sistema Único de Saúde (SUS) e já está ativa há 15 anos, de modo que milhares de pessoas já puderam ter acesso a um tratamento odontológico de qualidade para a resolução de diversos problemas bucais.
Em 2022 o Brasil Sorridente recebeu investimentos amplos, que chegaram a R$1,6 bilhão. Neste sentido, o programa tende a crescer ainda mais e atender um número maior de cidadãos brasileiros que necessitam do serviço.
Veja também como funciona o Auxílio Cesta Básica
Saiba como fazer o seu cadastro e receber esse benefício do Governo.
Como o Brasil Sorridente funciona?
O tratamento odontológico grátis que acontece por meio do Brasil Sorridente presta serviços principalmente através de Atenção Primária, de modo que qualquer pessoa pode ter acesso aos serviços prestados.
O atendimento ocorre com base em equipes que ficam situadas nas Unidades de Saúde da Família, havendo técnicos, dentistas e auxiliares devidamente preparados para tratar e orientar todos os pacientes que buscam melhoria na saúde bucal.
Além da Atenção Primária, o programa também envolve a Atenção Especializada, havendo a realização de cirurgias e inserção de próteses diversas. Esse tipo mais específico de atendimento acontece através dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
Há algum pré-requisito?
Um ponto muito positivo a respeito do Brasil Sorridente, é que não existem pré-requisitos para obter tratamento odontológico grátis, pois a iniciativa está diretamente vinculada ao SUS.
Com isso, independente das suas condições financeiras, você poderá contar com o atendimento especializado oferecido pelos profissionais que atuam através do Brasil Sorridente, sendo possível então manter a saúde bucal em dia.
É possível consultado por um dentista gratuito pelo SUS desde 2004, mas hoje ainda existe um número muito grande de pessoas que não têm ciência sobre a existência deste programa tão importante.
Todas as regiões do país são atendidas?
Embora o Brasil Sorridente tenha longos anos de história, ele ainda não possui postos de atendimento em todas as regiões do Brasil, sendo necessário que você confira se a sua cidade atualmente é atendida:
- Acesse o site oficial do Brasil Sorridente;
- Selecione o link “Cidades Atendidas”, que estará posicionado no menu do lado esquerdo;
- Logo em seguida, o mapa do Brasil será mostrado e você deve clicar em cima do seu estado;
- Em poucos instantes a lista completa de municípios que atualmente são atendidos pelo programa será exibida, bastando que você confira se o seu está presente.
Se você precisa de tratamento odontológico grátis, mas sua cidade não possui atendimento através do Brasil Sorridente, é possível buscar por unidades ativas em cidades vizinhas para realizar sua consulta.
É necessário fazer inscrição?
Conforme já mencionado anteriormente, todos os cidadãos brasileiros podem contar com os serviços prestados pelo SUS, incluindo os atendimentos médicos, aplicativo Conecte SUS e vacinas, que ficam registradas na carteirinha do SUS Digital.
Com isso, não é preciso que você faça inscrição para receber o tratamento odontológico grátis pelo Brasil Sorridente, sendo que mais de 80 milhões de pessoas já conseguiram ter acesso à iniciativa.
O SUS é um modelo inigualável quando o assunto é saúde pública, onde tal sistema possui capacidade de oferecer uma série de serviços de saúde de forma igualitária, ou seja, não existe distinção entre os pacientes.
Como ser atendido pelo Brasil Sorridente
Hoje a porta de entrada principal para o Brasil Sorridente são as conhecidas Unidades de Saúde da Família e também as Unidades Básicas de Saúde, que se encontram distribuídas por todo o país.
Para ter tratamento odontológico grátis, será necessário que você vá diretamente a uma dessas unidades para agendar a primeira consulta com o dentista, sendo importante levar seus documentos pessoais e cartão do SUS devidamente atualizado.
Você também pode encontrar mais informações sobre os pontos de atendimento do Brasil Sorridente em seu município ao comparecer até uma UBS/USF próxima ou ainda diretamente na Secretaria de Saúde.
Tipos de tratamentos odontológicos disponíveis
Quando um cidadão comparece até uma das unidades de atendimento do programa Brasil Sorridente, ele agenda uma consulta, de modo que o dentista responsável avalia sua saúde bucal para definir qual será o tratamento necessário.
Independentemente se o problema for simples ou complexo, o cidadão receberá o atendimento e o encaminhamento necessário, já que o tratamento odontológico grátis engloba todos os tipos de problemas bucais.
Alguns dos tratamentos mais buscados incluem a ortodontia, diagnóstico de câncer de boca, tratamento de canal, remoção de cáries, bem como cirurgias e colocação de implantes dentários quando estes se fazem necessários.