Transição de carreira: Veja por onde começar
A transição de carreira é quando um profissional muda de área de atuação, sendo um processo que muitas vezes causa insegurança, já que mudar drasticamente de cenário não é uma tarefa muito fácil.
Muitas pessoas decidem fazer esse tipo de transição devido a insatisfação profissional, dificuldades enfrentadas no trabalho ou ainda por vontade de desenvolver outros tipos de habilidades em setores novos.
Independente do motivo, se você não está feliz com o seu trabalho, buscar por algo que realmente combine com o seu perfil pode ser a chave para o seu crescimento pessoal e profissional. Para saber tudo sobre este assunto, acompanhe o conteúdo que preparamos a seguir.
Transição de carreira: o que é?
A transição de carreira é uma forma de se referir à mudança de profissão, onde o profissional deseja trabalhar em um ramo distinto do atual. O importante para conseguir êxito neste processo é saber o momento e a forma correta de realizá-lo.
Vale mencionar ainda que a mudança de carreira também pode ser impulsionada devido a falta de oportunidades no mercado de trabalho no ramo onde o indivíduo atua, sendo que ele sente a necessidade de buscar por algo com uma remuneração melhor.
Se você está pensando em iniciar esta transição, é importante que saiba que esta mudança não pode acontecer da noite para o dia, ou seja, é preciso pensar com critérios quais serão os seus passos a fim de conseguir sucesso na nova carreira.
Por onde começar
O primeiro passo para conseguir obter êxito na transição de carreira é pensar muito bem se essa solução realmente irá suprir as suas expectativas. Vale frisar ainda que nem sempre a insatisfação com o seu emprego significa que você não tem mais interesse pela sua profissão.
Se você analisou a situação e deseja realmente mudar de profissão, uma dica muito interessante é mudar de cargo dentro da sua própria área de atuação, afinal, cada profissão leva consigo inúmeras possibilidades e você pode aproveitá-las.
Agora, caso você queira fazer uma mudança drástica de área, a primeira indicação será buscar uma formação mais específica para aumentar as suas chances de inserção no mercado de trabalho, já que esta é exigida na maioria das empresas.
Como fazer um bom planejamento
Não existem regras pré-estabelecidas que definem a melhor forma para fazer uma transição de carreira, mas caso você ainda não saiba com certeza qual a profissão na qual deseja trabalhar, comece realizando um teste vocacional.
Depois disso, entenda o mercado e converse com profissionais que já atuam nessa área para saber com maiores detalhes como é a rotina da profissão. A melhor forma para planejar a sua transição é realizar grandes pesquisas.
Agora, se você estiver realizando um curso mas esteja pensando em mudar de área, indicamos que primeiramente busque por estágios na sua área de interesse, pois neste caso a experiência profissional não será tão relevante.
Se planeje financeiramente
Quando se trata da transição de carreira, muitas pessoas irão começar sua vida profissional do zero novamente. Isso quer dizer que ter um bom planejamento financeiro é fundamental para não se ter prejuízos.
Antes de deixar o seu emprego atual para começar a construir a sua nova carreira, cogite fazer uma reserva de emergência, pois caso haja necessidade de complementar a sua renda posteriormente, você terá a solução.
Ter um bom planejamento financeiro nesse momento também é interessante para que seja possível investir em cursos e especializações que são muito importantes para se fazer uma transição mais coerente e sólida.
Participe de processos seletivos
Um dos maiores desafios para os profissionais que realizam a transição de carreira com certeza é conseguir a primeira oportunidade na área em que eles desejam ingressar, já que não terão experiência prévia registrada.
Sendo assim, é muito importante que você se prepare criteriosamente para os processos seletivos e desenvolva o seu currículo acerca das suas informações profissionais que mais combinem com a vaga em foco.
Caso seja convidado a uma entrevista, se prepare com antecedência e no dia demonstre que possui uma boa base teórica sobre o cargo. Se você tiver realizado estágios, não se esqueça de comentar como foi a sua experiência.
Dicas para fazer um currículo para mudança de carreira
Como o currículo será o primeiro contato da empresa com os seus feitos profissionais, você deve dar uma atenção especial a ele, já que muitas vezes os concorrentes terão experiências a mais que você.
Uma dica muito interessante no momento de desenvolver um currículo para transição de carreira é mostrar como a sua experiência em outras áreas podem agregar novos valores para o setor de seu interesse.
Além disso, não esqueça de fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa na qual deseja ingressar e foque as informações do seu currículo para o cargo em questão, ou seja, não utilize apenas um documento padrão para todos os processos seletivos.
Elisa Matias
Sou especializada em tecnologia e uma apaixonada por aplicativos móveis. Eu escrevo regularmente para o site mundodotrabalhador.com, fornecendo análises detalhadas e análises aprofundadas de aplicativos para ajudar os usuários.