O Título de Eleitor Digital é uma alternativa tecnológica que se encontra disponível para todos os cidadãos brasileiros. Ele pode ser acessado através de um excelente aplicativo, denominado e-Título, que é totalmente gratuito.
Atualmente a plataforma é compatível com dispositivos Android ou iOS, sendo que muitas pessoas deram preferência à versão digital durante as eleições, já que esta substitui o título de eleitor físico.
Além disso, a plataforma ainda conta com outros excelentes recursos que são de grande utilidade para os eleitores de todo o Brasil. Quer saber mais sobre o app? Então continue acompanhando o nosso conteúdo!
Você continuará no mesmo site
O que é o e-Título
O e-Título consiste em um aplicativo móvel através do qual os cidadãos brasileiros podem obter a versão digital do seu título de eleitor. A ferramenta é muito segura e foi desenvolvida pela Justiça Eleitoral do Brasil.
Além de tirar título de eleitor digital através da plataforma, os usuários também podem ter acesso a outros recursos, sendo que a interface é bastante intuitiva e favorece aqueles que estão buscando acessar seu documento.
Vale mencionar ainda que o e-Título foi lançado oficialmente em 2017, e a partir daí, passou por diversas modificações a fim de atender melhor a população. Desde 2020, o acesso ao app foi facilitado, o que é um ponto muito positivo.
Outros recurso do e-Título
Conforme já citado, o app do Título de Eleitor Digital acompanha outras funcionalidades que podem ser acessadas com facilidade. Confira quais são elas através da nossa lista logo a seguir:
- Veja qual é a sua zona eleitoral;
- Tenha acesso a sua certidão de quitação eleitoral;
- Verifique a sua situação cadastral;
- Crie seu cadastro como mesário ou mesário voluntário;
- Emita guias para pagamentos;
- Justifique a sua ausência ao pleito no dia da eleição;
- Tenha acesso a certidão de crimes eleitorais;
- E mais.
Tudo isso, somado à possibilidade de gerar o título digitalmente torna este um aplicativo muito completo, sendo um dos mais baixados de todo o país, havendo mais de 50 milhões de downloads registrados apenas no Google Play.
Carteira de Trabalho Digital
Veja também como gerar a sua Carteira de Trabalho Digital pelo app oficial.
Quem pode ter acesso ao Título de Eleitor Digital
Para que seja possível acessar o Título de Eleitor Digital com base no aplicativo e-Título, é necessário que a eleitora ou eleitor possua inscrição eleitoral regular ou suspensa, sendo preciso obter sucesso no processo de identificação.
É importante comentar que a emissão da via virtual do título de eleitor não afasta as restrições do exercício do voto, que são decorrentes da situação cadastral de cada eleitor ou eleitora considerados aptos para o exercício do seu direito.
Além disso, aqueles que ainda não tiraram seu título de eleitor devem primeiramente realizar este procedimento através da página Título Net, e posteriormente será possível contar com a versão digital.
Como baixar o e-Título em seu celular
Para começar a usufruir de tudo o que o aplicativo tem a oferecer, o primeiro passo consiste em baixar e-Título no seu dispositivo. Para isso, acompanhe as instruções que disponibilizamos a seguir:
- Com o seu celular em mãos, se certifique de que possui conexão com a internet e depois vá até a loja de apps, que pode ser a Apple Store ou o Google Play;
- Vá até a caixa de pesquisa e digite “e-Título”;
- Quando o resultado for exibido, toque sobre o aplicativo que possui a Justiça Eleitoral Brasileira como desenvolvedor;
- Na tela seguinte você pode consultar mais informações sobre o app e para fazer a instalação, selecione o botão “Instalar” ou “Obter”;
- Aguarde alguns instantes para que este procedimento seja concluído corretamente;
- Pronto! Agora você já pode ter acesso ao seu Título de Eleitor Digital.
Como ter acesso ao Título de Eleitor Digital
Depois de baixar corretamente o e-Título app, já será possível acessar seu documento. Para isso, abra a plataforma e informe todos os dados cadastrados no seu último atendimento feito na Justiça Federal.
Caso não lembre quais são os dados, basta entrar em contato diretamente com o TRE da sua região para adquirir informações relacionadas ao atendimento de eleitores/eleitoras do seu município em específico.
Vale destacar aqui que eventuais incorreções em seu cadastro eleitoral, como por exemplo erros de grafia, poderão dificultar seu acesso ao aplicativo, sendo preciso buscar a orientação de um cartório eleitoral para resolver o problema.
A biometria e o e-Título
Caso o eleitor já tenha realizado o seu recadastramento biométrico, com base na coleta de impressões digitais através da Justiça Eleitoral, seu perfil do e-Título vai acompanhar uma foto sua, o que facilita a identificação no momento da votação.
Se você ainda não fez o recadastramento, será possível ter acesso ao Título de Eleitor Digital normalmente, mas este não será acompanhado da imagem, então será necessário levar um documento com foto para apresentar ao mesário.
Você gostou do nosso conteúdo? Então veja como baixar a CNH Digital!