Supletivo de Graça: Veja as Instituições Reconhecidas Pelo MEC
O supletivo de graça é algo de interesse de muitas pessoas que desejam finalizar o Ensino Médio ou Fundamental, sendo que hoje existem diversas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que oferecem a modalidade.
O diploma do ensino médio é muito importante principalmente para quem deseja ingressar em uma universidade, e com base no supletivo você pode finalizar seus estudos em um tempo reduzido até mesmo de forma EAD.
Com base em nosso post você poderá saber quem pode fazer o supletivo e ainda conferir algumas instituições confiáveis que oferecem a modalidade, então não perca tempo e acompanhe nosso artigo até o final.
Quem pode realizar o supletivo de graça
Segundo o próprio Ministério da Educação (MEC), é necessário que os interessados pelo supletivo de graça atendam alguns pré-requisitos, que foram estabelecidos para que jovens do ensino regular não possam migrar para a modalidade.
No caso do supletivo para o Ensino Fundamental, o interessado deve ter 15 anos ou mais. Caso você esteja em busca de fazer o supletivo para concluir o Ensino Médio, será necessário ter 18 anos completos.
Se você atende esta exigência básica relacionada à faixa etária, será possível realizar a sua matrícula em uma instituição de ensino para dar início ao supletivo, o que pode abrir muitas portas em relação ao mercado de trabalho após a finalização.
Quanto tempo dura o supletivo de graça
Em seu formato integral, o supletivo de graça pode ser concluído em apenas 12 meses, de modo que os estudantes devem cumprir uma carga horária de 1.200 horas de acordo com as regras estabelecidas para a modalidade.
Caso prefira, a terceira série do Ensino Médio, por exemplo, pode ser concluída em apenas 6 meses, sendo necessário acompanhar todos os conteúdos cedidos pela instituição de ensino escolhida para obter a aprovação final.
Se não conseguir a aprovação, há a opção de fazer uma prova para a matéria em que foi reprovado até que consiga obter êxito, pois caso contrário, as escolas credenciadas pelo MEC não poderão emitir o certificado.
Diferenças entre o supletivo online e presencial
O formato mais tradicional do supletivo de graça ocorre no formato presencial, ou seja, os alunos precisam comparecer até as instituições de ensino para assistir às aulas e executar as atividades propostas pelos professores.
Já no caso do supletivo EAD gratuito, os alunos podem acompanhar as aulas e conteúdos no ambiente virtual, sendo necessário ter boa disciplina para não se atrasar em relação às atividades.
Vale comentar ainda que embora as aulas sejam online no formato EAD, é necessário que os alunos compareçam até a escola onde realizou a matrícula para fazer as provas, que são marcadas com antecedência.
Instituições de ensino que oferecem supletivo de graça
Se você está pesquisando por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC com o objetivo de começar a fazer o supletivo de graça, recomendamos que entre em contato primeiramente com as escolas mais próximas de onde você reside.
Na grande maioria dos casos, a modalidade é oferecida de forma paga, mas há a opção de conseguir bolsas de estudo. Além disso, escolas municipais podem oferecer vagas totalmente gratuitas caso contem com a modalidade.
Caso tenha dúvidas se a instituição de ensino de seu interesse é realmente credenciada pelo Ministério da Educação, é possível realizar uma consulta com grande facilidade diretamente no portal do MEC.
Como funciona o Encceja
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) trata-se de uma prova executada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O objetivo deste exame é a liberação do certificado do Ensino Médio ou Fundamental de forma totalmente gratuita. Para tal, os participantes precisam conseguir acertar pelo menos 50% das questões da prova.
Quem realiza o supletivo de graça pode alcançar a formação em tempo reduzido e caso prefira, é possível realizar apenas o Encceja, que aborda todas as matérias no Ensino Médio e Fundamental, sendo realizado presencialmente nas escolas aptas.
Conteúdo das provas do Encceja
Ao realizar o supletivo online grátis reconhecido pelo MEC, ou o formato presencial da modalidade, você vai conseguir um certificado de validação nacional. Caso opte por fazer o Encceja, as seguintes matérias serão cobradas na prova:
Prova do Ensino Fundamental
- Matemática;
- História;
- Geografia;
- Ciências Naturais;
- Educação Física;
- Redação;
- Artes;
- Língua Portuguesa;
- Língua Estrangeira Moderna.
Prova do Ensino Médio
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciência da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Gostou do nosso conteúdo? Então veja também como se inscrever nos cursos gratuitos disponibilizados pelo Senac.
Elisa Matias
Sou especializada em tecnologia e uma apaixonada por aplicativos móveis. Eu escrevo regularmente para o site mundodotrabalhador.com, fornecendo análises detalhadas e análises aprofundadas de aplicativos para ajudar os usuários.