Roda da Vida: autoconhecimento que vai ajudar na sua carreira

Anúncio

A Roda da Vida é uma conhecida ferramenta de autoconhecimento, sendo que ela pode ser utilizada para a vida profissional ou pessoal. Trata-se de uma alternativa muito usada em processos de coaching e possui várias vantagens.

O principal objetivo dessa ferramenta é identificar de uma forma mais precisa quais aspectos da vida estão em harmonia e quais precisam de mais atenção. Com base nessas informações, você pode buscar por um maior equilíbrio.

Através desse post você entenderá melhor como essa estratégia funciona e quais são os benefícios que ela pode trazer para sua vida pessoal e profissional, então continue acompanhando o conteúdo que preparamos.

Roda da Vida: o que é?

A Roda da Vida também é conhecida como Roda de Competências e ela serve principalmente para que você faça avaliações pessoais. A ferramenta foi desenvolvida por Paul J. Meyer na década de 60, e ainda é muito utilizada.

Ela é composta por um gráfico que se assemelha a uma mandala, onde um círculo é dividido em partes que representam as áreas importantes da vida, sendo possível determinar a satisfação das pessoas em relação a cada uma delas.

O ideal é enumerar cada parte da roda de zero a 10, sendo que semanalmente ou mensalmente você deve demarcar o número correspondente à sua satisfação com cada uma das áreas de sua vida.

Estabelecendo as categorias

Para começar a utilizar a Roda da Vida, você deve desenhar um círculo que possua 6 ou 8 divisões importantes na sua vida, como Carreira, Família, Finanças, Saúde, Educação, Cultura, Amor, Amigos e Espiritualidade, por exemplo.

Assim que tiver categorizado devidamente a sua roda, faça uma escala de zero a 10. Depois disso, basta fazer a sua pontuação da forma comentada acima para estabelecer seus índices de satisfação no dia a dia.

Vale destacar que as categorias são abordagens maleáveis, ou seja, você pode inserir ou trocar de acordo com o que deseja a analisar na sua vida, de forma que o resultado final será bastante completo e pessoal.

Como analisar os resultados na Roda da Vida

Após estabelecer seus índices de satisfação, será preciso analisar a sua Roda da Vida e é imprescindível que os resultados sejam dados de uma forma honesta, pois só desta forma será possível melhorar e estabelecer um equilíbrio.

Interpretar os resultados é muito simples, sendo que você poderá facilmente visualizar quais os campos da sua vida que precisam de mais atenção, e caso este seja o profissional, será possível criar um plano de ação para mudar este fato.

Apenas analisando criticamente a sua Roda de Competências será possível aumentar o seu nível de satisfação. Quando se trata desta ferramenta, várias áreas podem ser abordadas e estas devem ser incluídas no processo.

Criando sub-rodas

O exemplo destacado nesse post é relacionado a Roda da Vida padrão, porém esta ferramenta não precisa ser restrita a este único tipo de uso. Sendo assim, você pode fazer uma roda especialmente para o seu trabalho.

Neste caso, é possível inserir diversos aspectos relacionados à sua vida profissional como categoria e prosseguir fazendo marcações da mesma forma. Com essas sub-rodas, será possível avaliar este campo da sua vida de uma forma mais específica.

Com base nos resultados gerados, você poderá buscar por mudanças na sua rotina de trabalho ou até mesmo no seu empenho sobre a realização de suas atribuições, sendo possível alcançar um equilíbrio para que busque a plena satisfação.

Fazendo a sua Roda de Competências

Para fazer a sua própria Roda da Vida, é possível criar o desenho a mão em um papel ou optar por imprimir um template pronto na internet, sendo que diversas plataformas possuem esta opção de forma totalmente gratuita.

Independente da forma que decidir criar a sua própria roda, será possível rever suas prioridades, traçar planos de ação concretos e criar projetos em diferentes áreas, ou seja, o resultado gerado pode surpreendê-lo.

Considerações finais

Para que seja possível extrair os melhores dados dessa ferramenta, evite fazer a sua Roda da Vida de forma superficial. Já que o objetivo dela é que você se conscientize sobre as áreas da vida, sempre se aprofunde nos detalhes.

Uma dica final muito importante é não guardar a sua roda em uma gaveta qualquer, já que a reavaliação constante e periódica faz com que você se mantenha atento ao próprio progresso, sendo possível transformar sua vida em vários aspectos.

Podemos destacar ainda que ter um parceiro também pode ajudá-lo em questão à manutenção das metas criadas, já que um amigo pode atuar como um coach informal e não permitir que você esqueça de certas coisas que devem ser feitas.