Processo seletivo online: Entenda como funciona
O processo seletivo online se tornou uma estratégia muito utilizada após o início da pandemia do Coronavírus e muitas empresas mantiveram este estilo de recrutamento, devido principalmente à praticidade proporcionada pela tecnologia.
De uma forma resumida, o recrutamento online é quando o contato entre as empresas e candidatos ocorre especialmente através da internet. As etapas devem ser feitas com base em plataformas específicas que tornam o processo amplamente seguro.
Embora seja um processo bastante simples, muitos ainda não sabem como este processo funciona e nosso post explicativo irá auxiliá-lo. Para saber tudo sobre o processo seletivo via internet, continue a sua leitura.
Como o processo seletivo online é feito
O processo de seleção e recrutamento são extremamente importantes, já que é através deles que as pessoas ingressam nas empresas. Com o auxílio da tecnologia, hoje essas etapas podem ser feitas através de dispositivos com internet.
Geralmente o processo seletivo online ocorre da seguinte forma: o interessado cadastra o seu currículo no portal da empresa, que fará uma triagem logo em seguida para selecionar os candidatos ideias para compor as vagas.
Após a triagem, os recrutadores das empresas visualizam os currículos e entram em contato com os profissionais em destaque. Logo em seguida uma entrevista é agendada e esta pode conter etapas diferentes. Por fim, quem for melhor irá conquistar a contratação.
Como fazer testes online
É muito comum que empresas dos mais diversos segmentos solicitem que os candidatos façam certos exames online para testar seus conhecimentos, que envolvem raciocínio lógico ou habilidades específicas.
Geralmente esses exames são simples e devem ser feitos através de plataformas específicas que são aprovadas pela empresa. O conteúdo deve ser avisado com antecedência para que o candidato esteja devidamente preparado no dia de realização.
De uma forma geral, essas avaliações são feitas no processo seletivo online para que a empresa possa entender melhor o seu tipo de comportamento e a partir daí, definir se o seu perfil é adequado para a vaga em questão.
Como funciona a entrevista por vídeo
A entrevista de emprego geralmente é o momento de maior tensão para o candidato, já que ele deverá responder diversas perguntas dos recrutadores e expor seu interesse pela vaga, além de demonstrar sua aptidão para o cargo.
No processo seletivo online as entrevistas são feitas através de videochamadas, de forma que você deve escolher um local adequado e tranquilo para o momento. Além disso, confira se possui uma conexão de internet estável para que a chamada não caia.
Outro ponto importante a ser considerado quando uma entrevista é feita de forma online, são as suas vestimentas. Opte sempre por algo leve e mais formal, tendo como base o perfil geral da empresa na qual deseja ingressar.
Facilidade na gestão das vagas
Muitas empresas optaram por fazer apenas processo seletivo online devido a grande praticidade e agilidade proporcionada por plataformas do meio. Com base nelas, o RH pode ter acesso facilitado a diversos dados como:
- Quantos processos seletivos estão em aberto;
- Qual o tempo de fechamento das vagas;
- Visualização de vagas por etapa do processo seletivo, como entrevista, triagem, teste técnico, etc;
- Número de candidatos por etapa do processo.
Quando o processo seletivo é gerenciado de forma offline, é muito mais trabalhoso para o RH acessar esses tipos de dados, já que os controles são feitos com Excel e papel, demonstrando então uma grande desvantagem sobre o processo online.
Como a triagem de currículos é feita
No processo seletivo online a triagem dos currículos é feita de forma muito mais rápida e inteligente. Isso só é possível graças a ferramentas específicas que se encontram presentes nas plataformas digitais de recrutamento.
Com base nelas, a empresa pode filtrar os currículos por área de formação, habilidades buscadas ou período de experiência. Além disso, é possível encontrar resultados ao buscar por palavras-chave específicas.
Vale destacar ainda que algumas das plataformas ainda contam com inteligência artificial, e esta irá indicar quais são os melhores candidatos para vaga. Assim o RH terá acesso a recursos que agilizam e muito o processo de triagem.
Desvantagens do processo seletivo online
Embora a tecnologia utilizada no processo seletivo online seja de grande ajuda, ele ainda não permite que os recrutadores do RH identifiquem certos detalhes sobre o comportamento dos profissionais que seriam evidentes em uma entrevista realizada pessoalmente.
Com isso, é indicado que em algum momento do recrutamento a entrevista deixe de ser feita de forma online. Outro ponto negativo, é que o número de candidatos é mais extenso devido uma maior divulgação, o que pode atrapalhar o serviço do RH.
Para evitar esse tipo de problema, é recomendado que os profissionais do RH estabeleçam critérios corretos para a seleção e os cadastrem na plataforma online. Assim os filtros irão distinguir os currículos e descartar aqueles que são indesejados.
Elisa Matias
Sou especializada em tecnologia e uma apaixonada por aplicativos móveis. Eu escrevo regularmente para o site mundodotrabalhador.com, fornecendo análises detalhadas e análises aprofundadas de aplicativos para ajudar os usuários.