Positividade tóxica: Saiba quais são os sinais para identificar no trabalho
A positividade tóxica está presente no dia a dia das pessoas nos mais diversos lugares e muitas vezes essa ação pode gerar uma sensação de emoções invalidadas, não sendo nada bom, especialmente no local de trabalho.
O otimismo é muito importante no cotidiano, mas ele também deve ser usado com critérios, já que as frases clichês como “pense pelo lado positivo” ou “pelo menos você tem uma vida boa”, podem acabar significando algo negativo dependendo da situação.
Através desse post você entenderá melhor sobre esse assunto e aprenderá como identificar o otimismo tóxico dentro do seu ambiente de trabalho, então não perca o conteúdo que preparamos logo a seguir.
Positividade tóxica, o que é?
A positividade tóxica diz respeito a situações onde a ideia de que pensamentos otimistas devem sempre estar acima de qualquer tipo de emoção negativa, de forma que essa prática pode acabar reprimindo emoções que afetam diretamente a saúde mental do indivíduo.
Quando um sentimento é ignorado, ele não deixa de existir e você consequentemente não aprenderá a lidar com eles. Ter inteligência emocional é justamente a aquisição de maturidade para lidar com esse tipo de situação.
Segundo diversos especialistas no assunto, quanto mais um sentimento é reprimido, mais forte será o efeito inverso de suas expectativas, mas vale destacar que a positividade deve existir sim, mas de forma equilibrada.
Evite comparações
Quando o assunto é positividade tóxica, as comparações são usadas comumente a fim de amenizar a tristeza. Aqui é muito comum que as pessoas falem sobre situações ditas “piores” e dessa forma, você deveria se sentir contente com a sua vida.
Um exemplo de situação tóxica é: você reclama que não possui uma remuneração adequada para a quantidade de tarefas realizadas e um colega compara a sua qualidade de vida com pessoas que estão situadas em um país em guerra.
Na visão deste colega, a sua vida é muito melhor então não deve haver reclamações. Esse fato pode gerar a repressão dos seus sentimentos e consequentemente a sua saúde mental será afetada.
Sobre as frases prontas
Algumas frases como “você vai conseguir”, “vai ficar tudo bem” ou “não desista”, são muito usadas no dia a dia, mas elas podem acarretar a um efeito bastante negativo quando o contexto não envolve uma real empatia.
No ambiente de trabalho, em um dia corrido e estressante, as frases prontas podem acabar piorando a situação, então é sempre importante validar o sentimento das pessoas ao seu redor, mesmo que estes sejam negativos.
Vale mencionar aqui que tudo irá depender do contexto, mas para evitar a positividade tóxica sempre questione se o que será dito realmente irá ajudar naquele determinado momento.
Sugerir pensar positivo
Conforme já mencionado nesse post, a frase mais comum quando se trata de positividade tóxica é o “pense positivo”. Neste caso, há uma insinuação de que todos devem ser felizes o tempo todo e focar apenas nas coisas boas.
Em uma situação hipotética onde você possui muito serviço acumulado que acarretam em crises de ansiedade e um colega diz “mas você tentou ser mais positivo?” ou “porque não tenta ver as coisas de outra forma?”.
Na grande maioria das vezes, essas frases acarretam em um sentimento de culpa, onde o indivíduo sente que não está dando o melhor de si para ficar feliz, sendo que isso não é verdade e ele tem o direito de se sentir esgotado em dados momentos.
Invalidação do sentimento
Todas as frases que começam com “pelo menos…” geralmente estão diretamente relacionadas à invalidação, que é um dos pontos mais comuns quando abordamos a positividade tóxica no ambiente de trabalho.
Assim como no caso anterior, essas expressões podem gerar um sentimento de culpa por não ter valorizado os pontos positivos da vida, mas na verdade a pessoa apenas estará reprimindo os seus sentimentos.
Conforme já comentamos, ser otimista é muito importante, desde que este sentimento surja de forma natural e não vise apagar as demais emoções que você sentiu em dado momento, pois isso pode acabar não sendo bom para a sua saúde mental.
Como ter conversas saudáveis no ambiente de trabalho
Se você verificar que possui diversas atitudes que são consideradas na positividade tóxica, será muito importante reparar mais no seu comportamento a fim de manter conversas mais saudáveis com os seus colegas.
Desenvolver uma real empatia também é muito importante no momento de dar conselhos ou ajudar algum colega que está passando por um momento estressante, e para isso, é necessário fazer exercícios diários se colocando no lugar da pessoa.
Muitas vezes as frases convencionais que acabam reprimindo o sentimento de alguém são ditas de forma impensada, então avaliar o que será dito antes de dizer também é uma boa opção para manter seu ambiente de trabalho mais leve.
Elisa Matias
Sou especializada em tecnologia e uma apaixonada por aplicativos móveis. Eu escrevo regularmente para o site mundodotrabalhador.com, fornecendo análises detalhadas e análises aprofundadas de aplicativos para ajudar os usuários.