O Pitch nada mais é do que um discurso que visa a venda de um projeto, ideia ou produto com o objetivo concreto de conquistar os ouvintes, sendo uma estratégia muito utilizada em diversos meios profissionais no momento.
Normalmente o conteúdo desse tipo de discurso é curto e rápido, tendo entre 2 e 10 minutos apenas, sendo um hábito muito comum entre empreendedores que desejam atrair investidores com as suas iniciativas.
Quando as empresas também desejam atrair mais clientes, esse tipo de estratégia também pode ser usada para aumentar a visibilidade do negócio. Quer saber tudo sobre esse assunto? Então continue nos acompanhando.
Importância do Pitch
Um Pitch devidamente elaborado é muito interessante para convencer clientes ou investidores a acreditarem no seu projeto. Com base nisso, é possível expor as principais qualidades do negócio e o valor das ideias em poucos instantes.
Para que seja possível elaborar esse tipo de apresentação sobre um negócio, por exemplo, será preciso estudá-lo a fundo para selecionar as características mais marcantes, com isso, você passará a conhecer melhor o próprio mercado.
Com base nesses novos conhecimentos, será viável a apresentação de novas ideias e soluções que sejam efetivas dentro do setor, de forma que seja possível conquistar cada vez mais clientes e investidores.
Informando o problema e a oportunidade
O primeiro passo para se iniciar o Pitch é comunicar qual é a oportunidade de negócio e como ele pode ser resolvido por aquilo que você está oferecendo. Neste momento, lembre-se de expor as informações com muita clareza.
Isso porque os investidores ou clientes não, necessariamente, conhecem o seu mercado, produto ou negócio, então é imprescindível que as informações sejam dadas através de fontes confiáveis e apresentem alguns números para embasar as falas.
Em caso de apresentações, também é possível fazer o uso de gráficos ou anexar notícias, sendo estas estratégias muito válidas, já que você consegue realmente expor o problema e descrever a sua solução.
A solução
Assim que você explicar rapidamente, com base nas informações mais importantes, do que se trata o problema, será o momento de inserir a solução para este, então aborde este tópico logo no início para que os clientes entendam os benefícios do seu serviço.
Prossiga durante todo o Pitch sendo objetivo e mostre detalhes da solução para todos que estão envolvidos no processo. Recomendamos que ela seja exposta de forma simples, para que gere a impressão de facilidade na implantação.
Isso porque a facilidade de entrada no mercado já indicará que a sua ideia é realmente escalável e no caso de negócios, ela pode ser uma opção viável e exponencial para o segmento que atua.
Protótipo
Caso o seu objetivo seja vender uma ideia relacionada com sistemas, por exemplo, utilizar telas para explicar o funcionamento do mesmo será amplamente indicado, já que deve-se evitar ao máximo assuntos muito complexos que fogem do entendimento dos clientes.
Uma dica interessante nessa parte do Pitch, é mostrar a sua apresentação para pessoas leigas no assunto e conferir se elas entenderam todo o exposto. Caso a resposta seja positiva, você estará no caminho certo.
Caso faça a utilização de slides, tente expor o funcionamento do sistema trabalhado de uma forma simplificada e organize as informações em tópicos, já que estas características da apresentação irão facilitar o entendimento.
Mostre os diferenciais
Assim que você concluir a parte principal do Pitch, que é a apresentação do problema e a solução, será o momento ideal de apresentar seus diferenciais, que serão muito importantes para fazer o cliente ou investidor escolhê-lo.
Uma alternativa interessante é fazer uma breve comparação entre o seu produto e os produtos de concorrentes, ressaltando os pontos fortes e as vantagens, de forma que haja um entendimento de que você será a melhor opção.
Em caso de uso de apresentação, é possível fazer um quadro comparativo simples para deixar as informações mais claras, onde é viável mostrar porque as soluções já existentes no mercado não estão atendendo às necessidades dos clientes.
A proposta do Pitch
Se você está vendendo a sua ideia, no final da apresentação será o momento ideal de fazer a sua proposta, sendo que o valor deve ser calculado de forma estratégica para que os gastos sejam compensados devidamente.
Caso você queira vender a sua ideia para empreendedores ou conquistar investimentos para a sua empresa, destaque quanto do investimento será direcionado para cada área, pois dessa forma a proposta será mais concreta.
O Pitch aparentemente é algo complexo, mas assim que você começa a desenvolvê-lo, se torna algo fácil. O segredo é ser objetivo e concentrar as informações mais importantes em um curto espaço de tempo.