Networking: Veja como criar uma rede de contatos e interagir com ela
O Networking é um termo utilizado para se referir a uma rede de contatos profissionais, sendo que esta é desenvolvida com base em bons relacionamentos que são fundamentais quando o assunto principal é o negócio.
Embora seja algo de grande importância no meio profissional, poucas pessoas sabem como trabalhar esta técnica da melhor forma e com base nesse post, você poderá acessar diversas dicas imprescindíveis para começar a gerar sua própria rede.
Vale destacar ainda que aqueles que conseguem utilizar este tipo de técnica a seu favor podem aumentar significativamente as suas chances de obter sucesso profissional, então entender tudo sobre o assunto já é um início positivo.
A real importância de uma rede de relacionamentos
Saber se relacionar da forma correta dentro do mundo dos negócios é fundamental, mas isto vai muito além de obter contatos de pessoas próximas ou amigos, já que neste caso os vínculos são criados a partir de conexões similares.
Através de simples plataformas digitais como o LinkedIn, já é possível visualizar quantas conexões são necessárias para se chegar até um certo profissional, então estas ferramentas podem ser usadas a seu favor no Networking.
Além disso, cada conversa que é estabelecida, será uma grande oportunidade de expandir a sua rede de contatos. Com isso, novas oportunidades poderão aparecer em seu caminho e consequentemente alavancar a sua carreira.
Quais são os níveis de Networking
Como o universo dos negócios é muito amplo, o Networking é classificado com base em três níveis específicos de acordo com a base de proximidade entre uma pessoa e seu contato. Entenda melhor nos tópicos seguintes:
- Rede de referência: aqui ficam situados todos os contatos importantes que serão muito importantes para ajudar a moldar o profissional, como chefes, fornecedores, empreendedores renomados, etc;
- Rede secundária: pessoas com as quais você possui uma relação mais formal, como colegas de trabalho, estão presentes neste grupo;
- Rede primária: esta é a mais básica, onde se encontram pessoas que você já possui certos vínculos pessoais mais próximos, como familiares e amigos, por exemplo.
Dicas importantes
O principal objetivo do nosso post, é dar dicas concretas que realmente irão ajudá-lo a criar uma boa rede de Networking. Veja quais são elas nos tópicos seguintes:
- Estabeleça objetivos: o primeiro passo para que a técnica seja realmente funcional é estabelecer o que você está buscando através de uma rede de contatos. Isso pode ser feito através de pesquisas com base nos contatos atuais, por exemplo;
- Escreva uma lista: moldar uma lista com os nomes dos profissionais que você já possui vínculo é muito importante, mas não esqueça de atualizá-la com frequência para saber com quem manter contato na rede de relacionamento;
- Mantenha contato: estar sempre conectado com pessoas relevantes é imprescindível e neste caso, a quantidade não deve ser tão considerada. Sendo assim, mande mensagens, faça videoconferências ou se relacione através das redes sociais com essas pessoas;
- Seja gentil e ativo: estar ativo e sempre responder os seus contatos com cordialidade também é muito importante no Networking, ou seja, não é de bom tom entrar em contato apenas quando necessitar de algo;
- Criando conteúdo: utilize a tecnologia a seu favor e crie conteúdos relacionados à sua profissão para publicar em redes sociais. Outras opções seriam publicar ideias, divulgar projetos, mostrar o resultado do trabalho, etc;
- Gerencie o seu tempo: determinar horários específicos para se dedicar especialmente à sua rede de contatos é uma boa pedida, já que desta forma você pode se organizar melhor e não esquecer de algum contato específico;
- Compareça a eventos: participar de lives, webinars e palestras online ou presenciais é uma das melhores formas de obter novos contatos profissionais, então sempre que possível, compareça a estes eventos.
Como você pode ver, as dicas são muito simples, mas poderão auxiliá-lo no momento de criar e manter a sua própria rede de contatos, que será de suma importância ao longo de toda a sua vida profissional.
Principais vantagens do Networking
Quando se trata de Networking, a principal e mais chamativa vantagem é que os profissionais podem ampliar seu grupo de clientes, já que ao manter contato com outros profissionais você pode aprimorar o seu próprio negócio.
Além disso, é possível que você se torne uma pessoa mais conhecida em seu ramo com uma facilidade maior. Isso porque a grande maioria dos profissionais dão maior atenção para algo quando recebem indicação de alguém.
Por fim, outra vantagem que merece ser comentada é que independente do motivo da criação da rua rede de contatos, você poderá expandir seus horizontes por obter novos conhecimentos, o que pode até mesmo mudar a sua perspectiva profissional
Elisa Matias
Sou especializada em tecnologia e uma apaixonada por aplicativos móveis. Eu escrevo regularmente para o site mundodotrabalhador.com, fornecendo análises detalhadas e análises aprofundadas de aplicativos para ajudar os usuários.