CARREGANDO...

Mercado de trabalho: Veja as cidades com o maior índice de contratação

Anúncio

O mercado de trabalho brasileiro está apresentando aumento no número de contratações após a grande crise gerada pela pandemia. Segundo o próprio Ministério do Trabalho, mais de 277 mil vagas de emprego com carteira assinada foram criadas no país.

Além disso, alguns dos dados divulgados revelam quais são as cidades que mais oferecem oportunidades de emprego. Dos 50 municípios com maior quantidade de vagas, 20 são grandes capitais, o que já era algo esperado.

Através desse post informativo você poderá conferir quais são as cidades que mais estão gerando emprego no momento e saber mais informações acerca deste assunto, então continue acompanhando o conteúdo a seguir.

Dados divulgados pelo IBGE

No dia 30 de junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou alguns dados bastante animadores a respeito do mercado de trabalho, sendo que o número de desempregados no Brasil caiu cerca de 9,8% no trimestre encerrado em maio.

Atualmente, o país possui 10,6 milhões de desempregados e a oportunidade de mudar a situação deste grande grupo pode ser através das cidades que mais estão contratando, já que elas foram divulgadas pelo Ministério do Trabalho.

No ranking há 50 cidades e a maioria são capitais, de modo que este fato é facilmente explicado pelo fato de que as capitais possuem um número relativamente maior de empresas, comércios e indústrias que realizam amplas contratações.

Ranking das cidades que mais oferecem oportunidades

A capital que ocupa a primeira colocação no ranking de cidades que mais estão oferecendo vagas de emprego pelo Brasil é São Paulo, já que foram divulgadas mais de 101.160 vagas somente nesta região.

Outro fato interessante, é que entre as 20 primeiras posições, os municípios que não são capitais estão situados no estado de São Paulo. Por exemplo, Campinas disponibilizou cerca de 9.200 vagas de emprego em maio.

Dessa forma fica fácil visualizar a importância da região em relação a movimentação do mercado de trabalho brasileiro. Você pode conferir o ranking com as 20 primeiras colocações logo abaixo:

  1. São Paulo (Capital);
  2. Rio de Janeiro (Capital);
  3. Brasília (Capital);
  4. Curitiba (Capital);
  5. Goiânia (Capital)
  6. Belo Horizonte (Capital);
  7. Salvador (Capital);
  8. Fortaleza (Capital);
  9. Manaus (Capital);
  10. Recife (Capital);
  11. Campinas (SP);
  12. Porto Alegre (Capital);
  13. Guarulhos (SP);
  14. São Luís (Capital);
  15. Cuiabá (Capital);
  16. Ribeirão Preto (SP);
  17. Campo Grande (MS);
  18. Franca (SP);
  19. Florianópolis (SC);
  20. Santa Cruz do Sul (RS).

Sobre o mercado de trabalho atual

Os dados que foram divulgados pelo IBGE mostram que o mercado de trabalho está ativo e gerando oportunidades para todos os tipos de perfis profissionais, de forma que especialistas destacaram que houve uma queda na taxa de desemprego.

A redução da taxa de desemprego de 9,8% é considerada elevada e muito positiva para a economia do Brasil como um todo, onde os cidadãos estão podendo voltar a se inserir no mercado de trabalho com carteira assinada.

Vale destacar ainda que a taxa de redução do número de desempregados divulgada no período de um ano ficou em exatos 30,2%, se tratando do menor número para trimestres encerrados em maio desde 2015, onde a taxa foi de 8,3%.

Incentivos e agilidade para criar vagas

Os impactos gerados pela pandemia acabaram conduzindo de certa forma a abertura de vagas de emprego em 2021, sendo que as cidades que mais contratam possuem um número amplo de empresas de tecnologia e grandes fabricantes.

Dessa forma, os seus índices foram maiores na pesquisa destacada pelo IBGE, sendo que o aumento das vendas online, call centers e de serviços de entrega acabaram gerando um grande impacto sobre os dados divulgados.

A verdadeira fórmula desses municípios para gerar amplos números de vagas de emprego, movimentando o mercado de trabalho, foi a disponibilização de incentivos e a ampla agilidade em criar novas vias de atuação em período de crise.

Principais áreas com vagas abertas

Não é novidade que o segmento tecnológico vem crescendo em largas escalas, então esta é uma das áreas que mais oferece vagas de emprego atualmente, sendo uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

Além desta opção, a área administrativa sempre se encontra em expansão, já que toda e qualquer empresa precisa de profissionais habilitados para atuar nessa área que é considerada fundamental para todo tipo de negócio.

Para que as suas chances de contratação por boas empresas seja maior, é muito interessante que invistam em cursos específicos a fim de atender os pré-requisitos das vagas, mas no momento, existem oportunidades para todos os perfis profissionais.