O marketing pessoal é uma estratégia que visa utilizar instrumentos e conceitos do marketing a favor da carreira e da vida das pessoas, sobretudo valorizando as pessoas com todas as suas habilidades e atributos.
Explicando de uma forma mais simples, essa tática é voltada para que profissionais fortaleçam uma boa imagem sobre si mesmos. Para isso, é importante aumentar a visibilidade do indivíduo na empresa e em seu segmento de atuação.
Sendo assim, saber trabalhar com esse marketing próprio é muito interessante para que você se destaque e promova uma carreira de sucesso em tempo reduzido. Acompanhe a seguir nossas 5 dicas de como passar uma boa imagem no trabalho.
Tenha atenção com a sua imagem pessoal
A imagem do profissional é como se fosse um cartão de visitas, então é imprescindível que ele tome certos cuidados sobre ela. Vale destacar que não estamos nos referindo à aparência física.
Quando nos referimos a imagem pessoal, estamos querendo dizer que é importante se vestir de forma adequada conforme o local em que está presente, manter uma aparência saudável e organizada, além de usar acessórios mais discretos.
Ainda sobre a imagem do profissional no marketing pessoal, o ideal é que ele sempre se apresente de forma educada e esteja acessível para os colegas de trabalho, além de tratar todos com cordialidade.
Publique posts estratégicos em suas redes sociais
As redes sociais são ferramentas de disparo de informações em massa e você deve tirar proveito disso para seu marketing pessoal. Sendo assim, é interessante ter as pessoas do local onde você trabalha nestas plataformas.
Ao produzir conteúdos interessantes e que demonstrem conhecimentos sobre a sua área de atuação, você receberá uma maior visibilidade em seu setor e involuntariamente irá inspirar/atrair pessoas.
Caso você não queira divulgar vídeos ou posts próprios, opte por compartilhar posts de blogs ou notícias que abordam o seu trabalho, dando a sua opinião logo em seguida sobre aquilo a fim de expor seu conhecimento.
O que não publicar nas redes sociais
Comentamos anteriormente algumas publicações estratégicas que podem ser feitas em suas redes sociais e agora você saberá o que não deve ser compartilhado. Neste caso, recomendamos evitar uma exposição exagerada da sua vida pessoal.
Muitas pessoas hoje em dia optam por criar dois perfis distintos em redes sociais: um para a sua vida pessoal e outro para a sua vida profissional. Essa é uma opção interessante para que você não tenha que deixar de postar conteúdos de seu interesse para amigos e familiares próximos, por exemplo.
Evitar publicar assuntos muito polêmicos também pode ser uma boa estratégia para estabelecer um bom marketing pessoal, então resumidamente, tenha mais atenção em relação ao conteúdo presente em suas redes sociais.
Frequente eventos de sua área
Para se ter um bom marketing pessoal, uma dica valiosa é praticar o networking a fim de ampliar a sua rede de relações profissionais. Isso pode ser alcançado sempre que você participa de atividades ou eventos de sua área de atuação.
Sendo assim, nossa dica aqui é que sempre fique atento para congressos, cursos ou workshops que estejam acontecendo em relação a seu trabalho e sempre que possível participe desses encontros.
De uma forma resumida e clara, esse tipo de marketing é o ato de trabalhar bem a sua imagem e estar presente em lugares (físicos ou digitais) em que possa ser reconhecido e visto, sendo uma estratégia que realmente gera resultados.
Seja realmente comprometido
O comprometimento com o trabalho é algo simples que todos deveriam ter, mas que muitos profissionais acabam pecando. Neste quesito é importante que você mostre interesse em tudo o que faz na empresa, evitando atrasos e executando suas funções da melhor forma possível.
Assim você estará dando pontos positivos para o seu marketing pessoal e será entendido como um profissional que deseja crescer junto aos objetivos da empresa, o que acaba gerando uma excelente visão externa.
Como você pode ver nesse post, o que garante um bom marketing profissional pessoal são atitudes bastante simples e através delas com certeza você poderá alavancar a sua carreira de forma muito positiva.
Dicas finais sobre o marketing pessoal
O marketing pessoal pode ser construído em cima de diversos fatores e neste post destacamos as dicas mais importantes sobre o assunto, mas você também pode considerar a criação de um blog pessoal e buscar por novas qualificações.
Outra boa estratégia para se destacar na sua área é melhorar as suas habilidades de comunicação, já que ao se expressar devidamente você irá demonstrar uma imagem mais coesa e compatível com o ambiente de trabalho em que se encontra.
Por fim, recomendamos que você use constantemente o LinkedIn ao seu favor, já que por lá, muitas pessoas e empresas podem saber detalhes sobre a sua vida profissional, então capriche no seu perfil e amplie seu destaque no seu campo de atuação.