Por meio do Jovem Aprendiz Via Varejo você pode conquistar o primeiro emprego com carteira assinada. O programa é voltado especialmente para jovens sem experiência trabalhista que estão em busca de capacitação profissional.
A Via Varejo, também conhecida somente como Via, é uma das principais empresas de comércio varejista do país e ela destina entre 5 e 15% de suas vagas totais para os participantes do Jovem Aprendiz, que passam por treinamento prático e teórico.
Para que seja possível se tornar um aprendiz, os interessados precisam seguir alguns requisitos específicos, e após a contratação, haverá a concessão de uma ótima remuneração. Saiba mais sobre esta oportunidade logo a seguir.
Como funciona o Jovem Aprendiz Via Varejo?
O Jovem Aprendiz Via Varejo segue a Lei 10.097 da Aprendizagem Nacional, que determina desde o ano 2.000 que médias e grandes empresas precisam contratar uma certa porcentagem de jovens brasileiros que não possuem experiência profissional.
A iniciativa é de grande valia, uma vez que os jovens que estão saindo do ensino médio enfrentam grandes dificuldades para se inserir no mercado de trabalho justamente pela falta de experiência em setores diversos.
Sendo assim, o Jovem Aprendiz promove a capacitação teórico-prática de todos os participantes, que desenvolvem habilidades dentro da Via Varejo e ainda participam de um curso profissionalizante gratuito.
Quem está apto a participar?
Como o Jovem Aprendiz Via Varejo visa atender um público seleto de pessoas, é necessário seguir os pré-requisitos do programa que foram estabelecidos pela Lei da Aprendizagem. Veja abaixo quem está apto a participar:
- Quem tiver idade entre 14 e 24 anos, não havendo limite de idade no caso de pessoas com deficiência (PCD);
- Necessário estar matriculado em uma escola, seja no Ensino Médio ou Fundamental;
- Jovens que já concluíram o Ensino Médio e possuem a idade mencionada também podem se inscrever;
- Não ter trabalhado anteriormente com Carteira de Trabalho assinada;
- Ter disponibilidade de horário diária para trabalhar na Via Varejo e participar do curso profissionalizante.
Se você atende a estas exigências, o Via Varejo Jovem Aprendiz certamente vai abrir grandes portas para o mercado de trabalho, lembrando ainda que a contratação pode se estender por no máximo 2 anos.
Quais os benefícios?
Como a contratação do Jovem Aprendiz Via Varejo não é efetiva, as regras seguidas são um pouco diferentes, mas em todos os casos os participantes vão ter direito a benefícios trabalhistas como os citados abaixo:
- Vale alimentação;
- Vale refeição;
- Vale transporte;
- Décimo terceiro salário;
- Férias remuneradas;
- FGTS;
- Dentre outros.
Além disso, haverá a liberação de uma remuneração mensal muito justa, que condiz com o número de horas trabalhadas ao longo do mês. Como o aprendiz trabalha e estuda, sua jornada de trabalho é reduzida, podendo ser de 4 a 6 horas diárias.
Principais atribuições do cargo
A Via Varejo é a empresa responsável por grandes marcas como Casas Bahia e Ponto (antiga Ponto Frio), então ao se inscrever, é possível também que você atue em uma das unidades destes locais. O Jovem Aprendiz Via Varejo tem atribuições como:
- Prestar atendimento aos clientes a fim de orientá-los da melhor forma possível;
- Organizar documentos específicos;
- Atender telefonemas;
- Ajudar outros funcionários no cumprimento de suas funções;
- Organizar mercadorias;
- Elaborar planilhas quando necessário;
- E mais.
Como o Jovem Aprendiz não tem experiência trabalhista, ele deve executar funções mais simples e sempre poderá contar com o suporte de colaboradores mais experientes, intensificando assim o processo de aprendizagem.
Principais valores da Via Varejo
Hoje há um número realmente amplo de empresas que atuam por meio do programa, então para ter certeza de que o Jovem Aprendiz Via Varejo será a melhor opção no seu caso, conheça os valores da empresa:
- Protagonismo e Colaboração;
- Paixão por pessoas;
- Objetividade e Simplicidade;
- Inovação Contínua;
- Alta Performance e Reconhecimento.
Se você quer fazer parte de uma empresa de destaque no mercado nacional, tendo ainda a chance de conquistar a efetivação após o término do Jovem Aprendiz, então não deixe de participar do processo seletivo da Via Varejo.
Saiba como se inscrever para o Jovem Aprendiz Via Varejo
Hoje é possível se inscrever para o Jovem Aprendiz Via Varejo por meio do portal online da própria Via Varejo. Sendo assim, basta ter em mãos um dispositivo com acesso à internet para seguir nossas instruções:
- Acesse o site oficial da Via Varejo Trabalhe Conosco por meio do portal Gupy;
- Para encontrar as vagas disponíveis para o programa, selecione o campo de pesquisa e digite “Jovem Aprendiz”;
- Caso haja oportunidades em aberto, basta então que você clique sobre uma delas e leia a descrição com muita atenção;
- Confira ainda localização da vaga, pois a Via Varejo recruta aprendizes em diferentes regiões;
- Clique então em “Candidatar-se para a vaga”:
- Realize o seu cadastro no portal e anexe seu currículo;
- Envie as informações para a Via Varejo e pronto!
Se não encontrar vagas disponíveis para o programa, não desanime, pois novas oportunidades são abertas com frequência. Veja também como funciona o Jovem Aprendiz Nike!