O Jovem Aprendiz Correios é a oportunidade perfeita para aqueles que estão buscando a oportunidade do primeiro emprego, já que através do programa, os participantes terão acesso à primeira experiência trabalhista.
Para que seja possível concorrer através do processo seletivo, os interessados devem atender a requisitos específicos e você saberá quais são eles com detalhes no decorrer desse post.
No demais, quem for selecionado também deverá realizar um curso específico que tornará o processo de capacitação mais intenso. A seguir você saberá melhor como funciona o programa e como se inscrever para as vagas dos Correios.
Como funciona o Jovem Aprendiz
O Jovem Aprendiz é amplamente conhecido em todo o Brasil por se tratar de uma iniciativa do Governo Federal que criou o programa a fim de auxiliar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho, já que este público enfrenta dificuldades por não possuírem experiência.
A iniciativa é de suma importância e desde que foi criada, no ano 2.000, milhares de pessoas já puderam passar por um processo de capacitação completo e posteriormente conseguiram uma boa oportunidade em suas áreas de atuação.
No caso do Jovem Aprendiz Correios, a empresa deve destinar até quinze por cento de suas vagas totais para o público desse programa, que deve enfrentar uma jornada trabalhista reduzida e contar com um contrato de até 2 anos.
Quem pode participar
O Jovem Aprendiz Correios é fundamentado pela Lei da Aprendizagem e ela estabelece alguns pré-requisitos específicos que devem ser seguidos por todos os interessados nas oportunidades. Confira quais são os principais na lista abaixo:
- Necessário ter idade entre 14 e 22 anos completos;
- Nunca ter trabalhado como Jovem Aprendiz nos Correios;
- Estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino credenciada pelo MEC e ter boa frequência nas aulas a partir último ano do Ensino Fundamental;
- Aqueles que já concluíram o Ensino Médio também poderão participar;
- Não ter assinaturas na Carteira de Trabalho;
- Ter disponibilidade para trabalhar entre 4 e 6 horas, de segunda a sexta-feira.
Se você atende a estes pré-requisitos básicos, será possível conquistar uma oportunidade como aprendiz e abrir as portas para o mercado de trabalho. Vale destacar ainda que no caso de candidatos com deficiência, a idade limite não se aplica.
Pacote de benefícios do programa Jovem Aprendiz Correios
Como o Jovem Aprendiz Correios terá a sua Carteira de Trabalho devidamente assinada assim que for contratado, diversos benefícios trabalhistas também serão liberados para o seu uso. Veja abaixo quais são eles:
- Vale alimentação;
- Vale transporte;
- FGTS de 2%;
- Férias remuneradas;
- Décimo terceiro salário;
- Férias que condizem com as férias escolares;
- Entre outros.
Os Correios ainda possuem autonomia para ceder outros benefícios aos aprendizes, então você poderá saber com mais exatidão quais serão eles no decorrer do processo seletivo.
Remuneração
O Jovem Aprendiz Correios é aquele que estuda e trabalha, então para que seja possível manter uma rotina adequada, a jornada de trabalho será reduzida. Sendo assim, a remuneração será condizente com as horas trabalhadas.
O cálculo do valor sempre tem como base o salário mínimo mensal, sendo que a média para o cargo atualmente é de R$607,00. Vale destacar que este valor pode variar muito de um estado para outro devido às especificações de cada estado.
No geral, a remuneração proporcionada é considerada muito satisfatória ao se levar em consideração o pacote de benefícios e também que os aprendizes terão acesso a um excelente curso que será ofertado gratuitamente.
Principais funções exercidas
Como os aprendizes não possuem experiência, as funções designadas a eles são mais básicas, pois desta forma eles podem começar a desenvolver suas habilidades e conhecem como funciona uma real rotina de trabalho.
O mais comum é que o Jovem Aprendiz Correios atue no setor administrativo da empresa, já que este é um local que constantemente demanda por profissionais que devem atender clientes, organizar documentos, fazer planilhas, etc.
Vale mencionar ainda, que nos primeiros dias na empresa, os jovens irão contar com o suporte de um colaborador experiente que irá ensiná-lo a executar as suas funções da melhor forma possível.
Como se inscrever
Se você deseja se tornar um Jovem Aprendiz Correios, será necessário se inscrever de forma online a fim de participar do processo seletivo. O procedimento é bem simples e pode ser feito da seguinte forma:
- Acesse o site dos Correios clicando aqui;
- Clique em “Jovem Aprendiz”;
- Caso as inscrições estejam abertas, basta clicar sobre a opção de inscrição;
- Por fim, basta ceder todos os dados requisitados e enviar.
A seleção para o programa geralmente é feita uma vez ao ano, então para não perder as oportunidades, sempre verifique se o processo de inscrição foi aberto através dos meios oficiais.