Jovem Aprendiz Caixa: Benefícios, Salário e Inscrição
O Jovem Aprendiz Caixa, também conhecido como Programa Adolescente Aprendiz, é uma iniciativa que visa proporcionar conhecimentos práticos e teóricos necessários para o desempenho de uma profissão.
Através deste programa, você poderá conseguir a primeira experiência trabalhista em uma das instituições bancárias mais importantes do país, havendo a disponibilização de um salário e de benefícios adicionais.
A inscrição pode ser feita de forma online, onde os interessados devem cumprir os pré-requisitos determinados pela empresa. Para saber mais a respeito da iniciativa, continue acompanhando o nosso conteúdo a seguir.
Como funciona o Jovem Aprendiz Caixa
O Jovem Aprendiz Caixa é um programa que visa promover a inclusão social de adolescentes que não possuem experiência trabalhista formal, de modo que eles possam passar por um processo completo de capacitação teórico-prático.
A Caixa Econômica Federal é uma instituição extensa, na qual você poderá adquirir capacitação profissional em serviços administrativos e bancários, ao mesmo tempo que participa de atividades que envolvem valores profissionais e éticos.
O Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal, sendo sustentado pela Lei da Aprendizagem. Ela determina que a Caixa deve reservar entre 5% e 15% de suas vagas para os participantes do Programa Adolescente Aprendiz.
Confira os pré-requisitos
Como o Jovem Aprendiz Caixa é uma iniciativa que tem público alvo seleto, é preciso que todas as pessoas interessadas em participar atendam aos pré-requisitos que foram listados logo a seguir:
- Ter idade entre 15 anos completo e 17 anos completos;
- Estar matriculado regularmente em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, no mínimo no 9 ano do Ensino Fundamental ou equivalente na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Ter disponibilidade para trabalhar até 4 horas por dia, de segunda a sexta;
- Ter uma renda familiar de no máximo 50% do salário mínimo per capita.
A idade máxima comentada não é válida no caso de candidatos com deficiência e em todos os casos, os participantes precisam comparecer às aulas do curso de capacitação que será ministrado por uma instituição parceira da Caixa.
Benefícios disponibilizados pela Caixa
Como ocorre a assinatura da carteira de trabalho dos aprendizes, eles terão diversos direitos assegurados, de modo que a Caixa Econômica Federal ainda disponibiliza uma série de benefícios trabalhistas que incluem:
- Férias remuneradas;
- Vale transporte;
- Auxílio alimentação;
- FGTS de 2%;
- Décimo terceiro salário;
- Dentre outros.
Além de tudo isso, o Jovem Aprendiz Caixa ainda vai receber um salário mensal no valor de R$954,00, correspondente à jornada de trabalho reduzida deste público que é necessária para que não ocorra interferência nos estudos.
Atividades desempenhadas pelos aprendizes
Conforme já citado o Jovem Aprendiz Caixa terá de realizar principalmente serviços administrativos e bancários, já que estas áreas possuem algumas funções simples que auxiliam no momento de adquirir aprendizado. Algumas incluem:
- Prestar atendimento aos clientes nas unidades físicas da Caixa;
- Orientar os clientes em relação aos serviços prestados pela Caixa;
- Fazer a organização de documentos;
- Organizar filas;
- Ajudar outros funcionários no desempenho de suas funções;
- Distribuir senhas;
- Fazer cadastros em sistemas virtuais;
- Entre outras.
É importante comentar aqui que a Lei da Aprendizagem não permite que os participantes do programa trabalhem no período noturno ou façam hora extra, pois assim não haverá interferência nos estudos.
Vagas disponíveis
Atualmente, as contratações para o programa Jovem Aprendiz Caixa são feitas através de Entidades Sem Fins Lucrativos, que são parceiras da empresa e foram selecionadas por meio de Chamada Pública, conveniadas para esta finalidade.
Como a Caixa deve destinar até 15% de suas vagas totais ao público do programa, é importante que os interessados fiquem de olho em relação às datas das inscrições, que devem ser feitas através dos portais das entidades conveniadas.
De uma forma geral, a rotatividade em relação a estas vagas é constante, já que o contrato é válido por até 2 anos. As oportunidades são distribuídas por todo o Brasil, de modo que pode haver vagas disponíveis próximas de você.
Como se inscrever para o Jovem Aprendiz Caixa
Atualmente a inscrição para o processo seletivo do Jovem Aprendiz Caixa pode ser feita de forma totalmente online, sendo necessário acessar o site de uma das Entidades Parceiras de Aprendizagem para se cadastrar.
Para encontrar um desses locais, basta acessar o site oficial Caixa (https://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/trabalhe-na-caixa/entidades-parceiras/Paginas/default.aspx), selecionar o seu estado e depois clicar em “Buscar”. Os locais que atendem a sua região serão exibidos e basta clicar sobre um dos links para prosseguir.
Por fim, basta prosseguir cedendo os dados necessários para concluir a inscrição corretamente. No caso de dúvidas a respeito do programa, entre em contato com a Caixa através do seguinte telefone: 0800-726-0101.
Elisa Matias
Sou especializada em tecnologia e uma apaixonada por aplicativos móveis. Eu escrevo regularmente para o site mundodotrabalhador.com, fornecendo análises detalhadas e análises aprofundadas de aplicativos para ajudar os usuários.