Participar de uma entrevista Jovem Aprendiz pode ser algo bastante assustador, principalmente porque este cargo é destinado para pessoas que nunca trabalharam e provavelmente estão passando pelo seu primeiro processo seletivo.
As entrevistas são etapas muito importantes para que as empresas conheçam melhor os candidatos que desejam participar do programa, sendo que o recrutador faz perguntas específicas a fim de definir se o jovem é adequado para a contratação.
É importante destacar que não é interessante dar respostas prontas e através desse post você poderá conhecer as principais perguntas feitas nas entrevistas de Jovem Aprendiz, de forma que será possível ir muito bem preparado.
“O que você sabe sobre a nossa empresa?”
Essa é uma pergunta constante em processos seletivos convencionais, sendo que o objetivo do recrutador é identificar os candidatos despreparados, já que este é um dos maiores motivos para a desclassificação.
Se você passará por uma entrevista Jovem Aprendiz, faça uma pesquisa prévia sobre o histórico da empresa e conheça os seus referenciais de mercado para demonstrar amplo conhecimento durante essa etapa tão importante.
Quando um candidato não sabe responder este tipo de pergunta básica, é um grande sinal de que ele não está preocupado em causar uma boa impressão, então irá gerar uma classificação negativa do recrutador.
“Você pode falar mais sobre você?”
Esse é um dos questionamentos mais comuns entre as entrevistas, onde o candidato geralmente deve falar mais sobre si mesmo. Embora seja algo simples, o nervosismo pode atrapalhar e gerar algumas respostas inadequadas.
Quando o recrutador realiza esse tipo de pergunta, é porque ele quer saber mais sobre o seu histórico profissional, formação escolar, quais são as suas inspirações profissionais e qual a sua expectativa ao ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez.
Quando for responder essa pergunta na entrevista Jovem Aprendiz, não prolongue muito e seja mais direto. Geralmente ela é feita logo no início na entrevista, então encare-a como uma introdução.
“O que pretende estudar futuramente?”
Como o principal objetivo do programa Jovem Aprendiz é inserir jovens com idade entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, é muito comum que os recrutadores questionem qual o curso de interesse futuro dos candidatos.
Isso porque eles estão no início do desenvolvimento de suas carreiras, então responda de forma natural qual a área que você deseja vir a atuar e quais são os seus interesses profissionais.
Esse questionamento é feito pelos recrutadores na entrevista Jovem Aprendiz para que eles possam definir se a vaga será adequada para as expectativas profissionais futuras do candidato, sendo muito importante.
“Por que você quer trabalhar nessa organização?”
Demonstrar bons motivos pelos quais você deseja fazer parte do time de colaboradores de uma organização é muito importante na entrevista Jovem Aprendiz, mas não existe uma forma pronta de respondê-la.
A melhor forma de responder essa pergunta é apontar alguns pontos que chamaram a sua atenção no momento em que fez uma pesquisa a respeito da empresa, sempre destacando a forma como eles se relacionam com a sua carreira.
Então há muitas formas de elaborar uma resposta, podendo optar por citar alguns projetos específicos do local, a cultura da empresa, aspectos em destaque e também as oportunidades de crescimento oferecidas.
“Como você se vê em cinco anos?”
Geralmente os entrevistadores gostam muito de saber quais são os planos de carreira dos interessados pelo cargo de aprendiz, e aqui a resposta deve ser dada com base em uma visualização mais longa da sua possível carreira.
Também é interessante destacar as suas ambições em relação ao mercado de trabalho e enfatizar as habilidades que você deseja desenvolver para alcançar os seus objetivos profissionais.
Outra opção interessante é dizer que espera assumir maiores responsabilidades nessa empresa, de forma que o recrutador entenda que você realmente está interessado pela vaga através dessa entrevista Jovem Aprendiz.
Considerações finais sobre a entrevista Jovem Aprendiz
Todo e qualquer processo seletivo exige que os candidatos se preparem caso queiram mesmo alcançar a contratação. Embora pareça uma etapa difícil, ela pode ser mais fácil do que você imagina caso se prepare com antecedência.
Para que você consiga se dar bem na entrevista Jovem Aprendiz é muito interessante que busque algumas formas de se manter calmo e concentrado, pois como é um momento importante, a tensão pode acabar atrapalhando.
Vale destacar ainda que as empresas possuem ciência de que você não possui experiência trabalhista, então não se preocupe em relação a isto, já que o objetivo do programa é justamente habilitá-lo para atuar no mercado.