CARREGANDO...

Enfermeiro intensivista: Saiba todos os detalhes desta profissão

Anúncio

O enfermeiro intensivista é aquele profissional que cuida de pacientes que se encontram internados em Unidades de Terapia Intensiva. Para atuar como tal é necessário ter uma formação específica e muito empenho na rotina de trabalho.

Essa área da enfermagem é amplamente buscada por aqueles que são recém-formados com bacharel em Enfermagem e segundo pesquisas, o mercado de trabalho anda muito favorável para esses profissionais.

Com base nesse post, você poderá entender melhor como é o dia a dia daqueles que atuam nesta área, quais são as funções designadas a eles, média salarial e quais as formações necessárias para ingressar nesta carreira, então continue sua leitura.

Enfermeiro intensivista: o que é?

O enfermeiro intensivista é um profissional amplamente requisitado por instituições de saúde, já que ele é encarregado de realizar atribuições da área de Enfermagem dentro de um ambiente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Como os pacientes que se encontram nesta área hospitalar geralmente estão em situação mais crítica, haverá uma grande demanda por atenção especializada a fim de lidar com as necessidades de saúde de cada um deles.

Sendo assim, é de suma importância que toda a equipe que frequenta este local tenha uma formação específica para lidar com os mais diversos desafios ao longo do processo de recuperação de seus pacientes.

Quais são as funções?

A eficiência e a rapidez são duas características que estão amplamente presentes no dia a dia de um enfermeiro intensivista, já que os pacientes presentes em UTI precisam seguir rigorosamente seus tratamentos e ter atenção constante.

Sendo assim, algumas das principais funções dos profissionais desta área é aferir os sinais vitais e alocar rapidamente os enfermos no ambiente, garantindo então que ele receba o suporte adequado o mais rápido possível.

Outras atribuições que são destinadas a estes profissionais incluem a participação em procedimentos específicos como intubação, reanimação, aplicação de medicamentos por vias diversas, entre outras.

Média salarial no Brasil

Segundo a plataforma CAGED, a média salarial de um enfermeiro intensivista no Brasil é de R$3.345,27. Este valor se refere a uma carga horária de 36 horas e pode sofrer uma variação de um estado para outro.

Como esta é uma profissão que envolve muito os plantões, a maior parte dos rendimentos adquiridos pelo profissional da área é através das “horas extras”. Sendo assim, é possível que o salário seja ainda maior.

A depender ainda do tempo de atuação da pessoa nesta profissão e da experiência que ela possui, os locais empregadores podem oferecer salários melhores com benefícios mais interessantes.

Mercado de trabalho

O segmento de Medicina e Enfermagem Intensiva é considerado novo, já que ela surgiu especialmente para assumir os cuidados com aqueles pacientes que se encontram mais debilitados e precisam de monitoramento constante.

Com isso, a demanda pelo enfermeiro intensivista no mercado de trabalho é bastante ampla, já que há poucas pessoas qualificadas e disponíveis para contratação. Ou seja, há mais vagas do que profissionais adequados.

Vale destacar ainda que esta é uma área que se encontra em contínua expansão e aqueles que se especializam devidamente acabam recebendo proposta de emprego assim que o diploma chega em suas mãos.

Sobre a formação de um enfermeiro intensivista

No início deste post já mencionamos que é necessário ter uma formação específica para que seja possível se tornar um enfermeiro intensivista, já que esta é uma profissão que envolve responsabilidades muito grandes dentro de sua área.

O primeiro passo para iniciar essa carreira é a graduação em Enfermagem. Hoje há inúmeras instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que oferecem este curso, sendo que há opções públicas e privadas. O período médio para formação é de 4 anos.

Assim que os enfermeiros se graduam, eles precisarão então investir em uma especialização na área intensiva. Essa pós-graduação também é oferecida em diversas universidades e tem duração média de 2 anos.

O que você irá aprender

Quando se obtém uma graduação de enfermagem, o profissional pode atuar em diversas áreas dentro de um hospital, mas para desempenhar as suas funções com excelência dentro de uma UTI e buscar salários melhores, é necessário a pós-graduação.

Esse tipo de formação é mais específica e você deverá aprender disciplinas como:

  • Tecnologia em Unidade de Terapia Intensiva;
  • Cuidados específicos em situações emergenciais;
  • Fisiopatologia dos pacientes críticos;
  • Como prestar assistência em doenças renais, neurológicas, infecciosas entre outras;
  • Como efetuar os cuidados intensivos;
  • Controle de sinais vitais.

Vale destacar ainda que a grade curricular dependerá muito da instituição de ensino escolhida, então pesquise com critérios a fim de encontrar o curso ideal para o seu caso, já que os conhecimentos adquiridos a partir daí serão imprescindíveis para o desenvolvimento de sua carreira como enfermeiro intensivista.