Como escolher uma profissão: Veja 10 dicas para tomar essa decisão
Afinal, como escolher uma profissão? Esta é uma dúvida muito comum principalmente entre aqueles que estão prestes a concluir o Ensino Médio ou frequentam os famosos cursinhos preparatórios.
Sendo assim, este é um momento de muita ansiedade devido às dúvidas e as incertezas que envolvem o futuro da carreira profissional destes jovens. Se você está passando por esta situação, nosso conteúdo poderá ajudá-lo.
Com base nesse post você poderá clarear suas ideias ao acompanhar 10 dicas para escolher uma profissão de forma mais assertiva, então continue acompanhando o conteúdo que preparamos logo a seguir.
1- Autoconhecimento
O autoconhecimento é o primeiro passo de como escolher uma profissão, pois é fundamental conhecer a si mesmo para identificar com detalhes quais são as suas preferências a fim de se enxergar em uma carreira futuramente.
Como a profissão é algo que irá demandar grande parte dos seus dias, dê maior atenção para as coisas que gosta e analise com antecedência os aspectos da área, como ambiente de trabalho, funções desempenhadas, etc.
2- Identifique suas habilidades
Se você já possui habilidades específicas que podem ser interessantes dentro do mercado de trabalho, escolher uma profissão que a envolva pode ser algo muito interessante e que merece atenção no momento de escolha.
Caso você tenha dificuldades em identificar quais são as suas habilidades, uma boa pedida será pedir auxílio de amigos e familiares, já que eles podem dizer coisas nas quais você se destaca quando realiza.
3- Teste vocacional
Como o momento de escolher uma profissão é extremamente complicado e desafiador para muitas pessoas, hoje há testes vocacionais que podem ser realizados através de universidades ou clínicas de psicologia.
O objetivo principal desta ferramenta será indicar possíveis carreiras, tendo como base as suas habilidades e interesses, mas vale mencionar que este teste não é exato e não dará uma resposta concreta sobre qual área escolher.
4- Influências de terceiros
Como escolher uma profissão deve ser algo individual, é de suma importância que você não dê total atenção para as influências de terceiros, já que outras opiniões podem acabar por confundí-lo e tornar a decisão ainda mais difícil.
Em outras palavras, você não deve se sentir obrigado a seguir a carreira que a sua família ou amigos indicam, já que esta é uma escolha pessoal e será um momento de ter autonomia sobre as suas escolhas e sobre si mesmo.
5- Liste as melhores opções
Caso você já tenha algumas opções de profissões em mente ou tenha realizado o teste vocacional, escreva uma lista com as melhores opções encontradas até o momento e então comece a fazer pesquisas mais profundas sobre cada uma delas.
Para que bons resultados sejam encontrados, lembre-se de fazer uma busca ampla através de redes sociais, fóruns de discussões ou grupos específicos. Uma boa pedida também será conversar com profissionais da área.
6- Satisfação ou retorno financeiro?
Quando os jovens estão buscando uma profissão, é muito comum que acabem surgindo dúvidas se vale seguir em uma área que é de seu agrado, mas não possui um retorno financeiro tão acentuado quanto outras opções.
Aqui a nossa dica de como escolher uma profissão equilibrada, é optar por uma que realmente seja de seu interesse e também dê um retorno padrão, então fazer pesquisas de mercado quanto à média salarial também será importante.
7- Pontos negativos e positivos da profissão
Ao longo de suas pesquisas sobre as profissões de seu interesse, uma boa pedida também é listar os pontos positivos e negativos de cada uma delas, pois assim será possível visualizar as informações de uma forma mais ampla e concreta.
Com base nos dados gerados, faça um comparativo e então selecione aquela profissão que mais combina com os seus interesses. Isto é algo simples, mas que será muito importante no momento de como escolher uma profissão.
8- Visite algumas universidades
Se a profissão de seu interesse tiver a necessidade de graduação, fazer uma visita em universidades será algo muito interessante, já que no local você pode obter informações sobre a área e ainda conhecer um pouco sobre a rotina acadêmica do local.
Além disso, será possível conversar com estudantes da área e sanar diversas dúvidas sobre a grade curricular ou até mesmo sobre a própria profissão. Neste momento aproveite e absorva todas as informações possíveis.
9- Feiras de profissões
Em diversos locais do brasil são realizadas as feiras de profissões, sendo então uma ótima chance para que você tenha ajuda no momento de escolher a sua carreira através de pessoas devidamente qualificadas.
Um dos pontos positivos sobre este tipo de evento é que os participantes podem acessar muitos itens interessantes, como palestras, testes vocacionais, etc. Através destes procedimentos, você poderá entender melhor como escolher uma profissão.
10- Avalie o mercado de trabalho
A nossa última dica de como escolher uma profissão é que você avalie o mercado de trabalho para a profissão de seu interesse, já que desta forma será possível saber se haverá oportunidades para o seu caso.
Ao levantar pesquisas sobre o mercado de trabalho, você também pode encontrar profissões que estão em alta e cogita-las caso pertençam a sua área de interesse, podendo ser uma ótima alternativa para encontrar novas carreiras.
Elisa Matias
Sou especializada em tecnologia e uma apaixonada por aplicativos móveis. Eu escrevo regularmente para o site mundodotrabalhador.com, fornecendo análises detalhadas e análises aprofundadas de aplicativos para ajudar os usuários.