A carteira de identidade digital foi criada com o objetivo de facilitar o dia a dia dos cidadãos, de modo que eles podem acessar o seu Registro Geral (RG) através do seu celular, bastando ter acesso a um aplicativo.
Essa plataforma é totalmente gratuita, possui um uso muito intuitivo e pode ser encontrada com muita facilidade nas principais lojas de apps do mercado, como o Google Play e a App Store, onde o acesso aos recursos é facilitado.
É importante mencionar que para ter acesso ao RG virtual, o RG físico precisa ter sido emitido a partir de 2019, pois estes acompanham um QR Code. Para saber mais sobre o aplicativo e a forma de usá-lo, continue a sua leitura.
Como funciona a carteira de identidade digital
A carteira de identidade digital app foi desenvolvida para que os cidadãos tivessem uma maior facilidade no momento de se identificarem, mas essa versão virtual não substitui a versão física do documento.
Essa nova ferramenta é disponibilizada pelos diferentes estados brasileiros, e não são todos que desenvolveram seu próprio aplicativo para disponibilizar à população, sendo preciso fazer uma pesquisa antes de instalar o app.
Conforme citado anteriormente, só pode ter acesso à versão digital aqueles que emitiram o seu RG a partir de 2019, já que estes acompanham um QR Code específico que se encontra impresso no verso do documento.
Como baixar o RG digital em seu celular
Para poder contar com a carteira de identidade digital, o primeiro passo consiste em baixar o aplicativo correspondente ao seu estado. Para isso, siga o passo a passo disponibilizado logo a seguir:
- Abra a loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store);
- Toque na barra identificada por “Pesquisar apps”;
- Digite RG digital e caso prefira, adicione a signa do seu estado a fim de encontrar o app correspondente com mais facilidade;
- Depois disso, toque na lupa a fim de fazer a pesquisa;
- Ao encontrar o app, toque sobre ele e saiba mais informações sobre suas ferramentas ao tocar em “Sobre este app”;
- Feito isso, selecione “Instalar”;
- Aguarde algum tempo até que isso seja concluído;
- Pronto! O app foi instalado com sucesso.
Os aplicativos desenvolvidos de acordo com os estados são muito seguros, então é importante que você confira se o resultado da sua busca corresponde às plataformas oficiais para evitar vírus ou até mesmo roubo de dados.
Como gerar o seu RG virtual
Após a correta instalação do aplicativo em seu celular, será possível então gerar a sua carteira de identidade digital facilmente. Para isso, basta abrir o aplicativo e escanear o QR Code do seu RG físico conforme mostrado nas instruções.
Se tudo estiver correto, o RG virtual será então gerado e ficará a sua disposição dentro do aplicativo. Caso tenha algum problema para gerar o documento na plataforma do seu estado, confira as instruções completas.
Milhões de pessoas já contam com essa ferramenta repleta de praticidade, valendo mencionar ainda que os apps são considerados bastante leves, então eles não irão comprometer a memória interna do seu dispositivo móvel.
Vantagens da carteira de identidade digital
Embora a carteira de identidade digital já esteja a disposição da população há algum tempo, muitas pessoas ainda não conhecem esta possibilidade que acompanha diversas vantagens, como por exemplo:
- Você pode se identificar mesmo sem o RG físico em mãos;
- É muito fácil gerar o seu;
- Consulte os dados do seu RG sempre que necessário;
- Tenha um dos documentos mais importantes dos cidadãos brasileiros na palma da mão.
Como você pode ver, há apenas pontos positivos em optar por gerar o RG virtual, mas caso o seu RG físico seja mais antigo e não tenha QR Code, não será possível contar com os aplicativos.
Outros documentos que podem ser gerados digitalmente
Além da carteira de identidade digital, hoje também é possível acessar outros tipos de documentos virtualmente. Isso pode ser feito através do portal Gov.br, sendo que na versão “Meus Documentos” você pode gerar:
- CPF Digital;
- CNH Digital;
- Carteira de Habilitação Técnica (CHT);
- Certificado de Alistamento Militar (CAM);
- Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI);
- Certificado de Revista (CR).
Todos estes documentos contam com dados originais e você poderá acessá-los com muita facilidade, não sendo necessário fazer procedimentos específicos para que eles sejam gerados para uso.