CARREGANDO...

Áreas do Conhecimento: Saiba Mais Sobre Cada Uma Delas

Anúncio

As áreas do conhecimento despertam muita curiosidade, principalmente quando o assunto é graduação. Essa classificação é bem ampla, onde as áreas são conhecidas principalmente como humanas, exatas e biológicas.

O principal objetivo deste tipo de classificação é compreender o que é estudado em cada área, de modo que o funcionamento e a organização da ciência de forma mais generalista pode facilitar no momento de escolher uma carreira, por exemplo.

Anúncio

Com base nesse post você poderá conhecer melhor estas áreas, quais estudos envolvem esses conhecimentos e qual a sua importância, então não perca tempo e continue a sua leitura.

Como ocorre e divisão das áreas

Existem muitas áreas do conhecimento, mas estas não são uniformes e para melhor classificá-las, é necessário que sejam feitas outras áreas e subáreas a fim de organizar pesquisas, ensinos e mais.

A primeira classificação elaborada dos conhecimentos apresentou uma grande hierarquia composta por quatro níveis, abrangendo mais 8 grandes áreas, 76 áreas e 340 subáreas do conhecimento. Os 4 níveis principais são.

  • Nível 1 ou Grande Área: esta abrange diferentes áreas de conhecimento em relação às afinidades dos métodos cognitivos, objetos e instrumentos;
  • Nível 2 ou Área: é relacionado a um conjunto de conhecimentos voltados à natureza do assunto investigado. Suas aplicações envolvem o ensino, prática e pesquisa;
  • Nível 3 ou Subárea: aqui é a divisão da área de conhecimento em função dos objetos de estudo e dos procedimentos metodológicos;
  • Nível 4 ou Especialidade: é relacionado ao tema da atividade de ensino e pesquisa. Uma especialidade pode compreender em mais de uma grande área, subáreas e áreas.

Quais são as áreas de conhecimento

De uma forma geral, as três áreas do conhecimento principais são humanas, exatas e biológicas, mas existem definições que são mais detalhadas através destas bases. Estas incluem:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
áreas-do-conhecimento
áreas-do-conhecimento

Áreas do conhecimento CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é vinculado diretamente ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, sendo que a sua área de conhecimento é composta por 8 áreas:

  • Ciências da saúde: essa área engloba pesquisadores e profissionais que desenvolvem tecnologias e conhecimentos com a finalidade de oferecer cuidados voltados à saúde das pessoas, de uma forma geral;
  • Ciências exatas e da terra: essa área envolve carreiras que utilizam a matemática como base de sua estrutura. Aqui se encontram algumas matérias como química e física;
  • Ciências biológicas: os conhecimentos abordados nas ciências biológicas se relacionam aos tipos de vida, como humana, fauna, flora e animal, servindo também como base para os estudos de saúde;
  • Ciências sociais aplicadas: os conhecimentos desta área tem um foco especial nas relações do indivíduo em sociedade;
  • Ciências humanas: o principal intuito desta área é auxiliar as pessoas a entenderem a si mesmas e ao mundo. Aqui os conhecimentos de outras áreas como exatas e biológicas também são necessárias;
  • Linguística, letras e artes: aqui o objetivo é estudar a linguagem, sua história e suas origens, compreendendo diferentes formas de expressão e comunicação, inclusive a artística;
  • Engenharias: na maioria das vezes as engenharias são consideradas ciências exatas, mas por ser muito diversificada, esta área possui um grupo próprio;
  • Ciências agrárias: esta área está envolvida com a produção de animais, alimentos e soluções ambientais, tendo as áreas de exatas e biológicas como base.

As áreas do conhecimento CNPq são as mais consideradas em diversos locais, já que estas divisões são mais compreensíveis e realmente abrangem os grupos de conhecimentos de uma forma regular.

Qual a importância das áreas do conhecimento

A classificação das áreas do conhecimento possuem um papel muito importante quando o assunto é a sistematização e a organização de informações científicas, de modo que as divisões são consideradas em muitos locais.

Além disso, através dessa classificação também é possível compreender melhor as ferramentas de estudo e as características principais de cada uma das áreas de conhecimento existentes até os dias atuais.

Outra importância das áreas envolve a compreensão do surgimento dos cursos de graduação, já que existe uma relação direta entre as áreas e os vários cursos disponíveis atualmente nas instituições de ensino.

Como escolher uma área de conhecimento?

Para aqueles que desejam iniciar a sua carreira profissional de uma forma adequada, há uma ampla indicação de que escolha uma das  áreas do conhecimento para dar o pontapé inicial.

Para escolher dentre as opções, é necessário considerar as suas habilidades e também desejos em relação a uma profissão, e dessa forma será possível escolher um curso de graduação que realmente combine com você.