Através do Jovem Aprendiz Petrobrás você pode conseguir o primeiro emprego em uma das maiores e mais renomadas empresas do país, sendo que ela oferece um salário mensal e benefícios excelentes a todos os participantes.
O programa tem abrangência nacional e é baseado na Lei 10.097/2000 e no Decreto de número 9.579/2018, onde o seu principal objetivo é a promoção de inclusão social de jovens com base na qualificação profissional.
Para participar, os interessados devem seguir alguns pré-requisitos e residir próximo às unidades da Petrobrás que possuem vagas disponíveis. Para saber mais informações sobre o programa e como se inscrever, veja o seguinte conteúdo.
O que é o Jovem Aprendiz?
O Jovem Aprendiz é uma iniciativa criada pelo próprio Governo Federal e ela contribui diretamente para a inserção de jovens brasileiros no mercado de trabalho, de forma que eles possam se capacitar e adquirir experiência.
Hoje, pequenas e grandes empresas reservam uma certa porcentagem de suas vagas totais para os selecionados a partir do programa, sendo que eles contam com uma jornada de trabalho reduzida e podem participar de um curso profissionalizante gratuito.
No caso do Jovem Aprendiz Petrobrás, aqueles que forem contratados poderão permanecer em seus respectivos cargos por até 20 meses e durante este período todos aprenderão da melhor forma possível como funciona uma rotina de trabalho.
Quem pode se inscrever
Conforme já mencionado, para ser um Jovem Aprendiz Petrobrás é preciso seguir algumas exigências específicas que estão presentes na Lei da Aprendizagem, sendo que estes pré-requisitos se encontram descritos logo abaixo:
- Necessário apresentar idade mínima de 14 anos e máxima de 22 anos e três meses completos;
- Possuir matrícula em uma escola devidamente credenciada pelo MEC e apresentar boa frequência nas aulas;
- Aqueles que já concluíram o Ensino Médio também podem se concorrer pelas vagas;
- No caso de pessoas com deficiência, a faixa etária comentada não se aplica;
- Ter disponibilidade de horário para atuar na empresa por até 4 horas diárias;
- Participar devidamente do curso profissionalizante que será realizado em uma instituição de ensino parceira da Petrobrás.
Como o objetivo do programa é auxiliar os jovens na empreitada profissional, as atividades desempenhadas diariamente serão limitadas a fim de que os estudos dos jovens não sofram interferência, então não será possível fazer hora extra.
Pacote de benefícios do Jovem Aprendiz Petrobrás
Assim que um Jovem Aprendiz Petrobrás é contratado, sua carteira de trabalho é corretamente assinada. Este feito em si já garantirá a concessão de um pacote de benefícios específico que inclui:
- Décimo terceiro salário;
- Vale transporte;
- Plano de previdência complementar opcional;
- FGTS de 2%;
- Férias que sãoremuneradas;
- Férias que coincidem com as férias escolares
- Entre outros.
Já em relação à remuneração, a Petrobrás geralmente oferece uma das melhores quando se trata deste programa, onde todos os selecionados terão direito a um salário mínimo mesmo que a jornada de trabalho seja um pouco reduzida.
Como funciona o processo seletivo
Para que seja possível se tornar um Jovem Aprendiz Petrobrás, todos os interessados devem passar por um processo seletivo específico que possui três etapas. Confira abaixo como funciona cada uma delas:
- Primeira etapa: os candidatos devem se inscrever para as vagas ao enviar seu currículo;
- Segunda etapa: o setor de Recursos Humanos da empresa irá recrutar os jovens selecionados, de forma que eles deverão passar por uma entrevista de emprego;
- Terceira etapa: essa é a fase final, onde você poderá ser selecionado para oficialmente assinar o contrato de aprendiz para começar as suas atividades na Petrobras.
Sobre os cursos profissionalizantes
Durante o seu contrato como Jovem Aprendiz Petrobrás, é imprescindível a participação em um curso profissionalizante gratuito, que deve ser relacionado às atividades desempenhadas na rotina de trabalho dentro da empresa.
Dessa forma, o processo de capacitação dos jovens se torna mais intenso e eles podem adquirir ainda mais conhecimentos que com certeza irão agregar valor a sua formação profissional, o que é muito buscado pelas empresas do mercado.
Alguns dos cursos geralmente disponibilizados incluem Logística. Tecnologia da Informação, Elétrica, Linha de Produção, Programação Web, Tubulação Predial, Hidráulica, Mecânica, dentre outras opções.
Como se inscrever para o Jovem Aprendiz Petrobrás
As inscrições para o Jovem Aprendiz Petrobrás devem ser realizadas de forma online, sendo um procedimento simples e que pode ser executado de qualquer dispositivo com internet. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o site voltado para a inscrição clicando aqui;
- Clique em “Vagas” e se houverem oportunidades disponíveis no momento, você poderá visualizá-las;
- Em seguida, clique sobre a oportunidade e selecione “Inscreva-se”;
- Preencha o formulário exibido, anexe o currículo e faça o envio;
- Pronto! Caso seja selecionado pelo RH, você será informado.
Vale frisar que a Petrobrás geralmente abre as inscrições anualmente, ou seja, só será possível fazer a inscrição dentro do período pré-determinado pela empresa.