Fazer a inscrição no Cadastro Único é muito importante para aqueles que desejam contar com algum tipo de benefício do Governo Federal, já que é através dele que os dados das famílias são consultados a fim de liberá-los.
Embora o Cadastro Único tenha sido uma criação do próprio Governo ele é operacionalizado pelas prefeituras municipais gratuitamente, onde os interessados podem fazer a sua inscrição a qualquer momento.
Hoje a pré-inscrição pode ser feita de forma online, mas as inscrição só poderá ser finalizada após o comparecimento do responsável pela família em uma das unidades responsáveis pelo procedimento. Para saber mais, continue a sua leitura.
O que é o Cadastro Único?
O Cadastro Único é conhecido por ser uma espécie de registro que permite que o Governo Federal saber detalhadamente quem são e como vivem as famílias brasileiras que possuem baixa renda.
Após fazer a inscrição no Cadastro Único, é possível tentar participar de um dos diversos programas sociais do Governo, mas é importante destacar que cada um deles possui as suas próprias exigências.
No início de 2022, foi lançado o aplicativo “Cadastro Único”, que serve para fazer o pré-cadastro. Essa consiste em uma etapa inicial para que uma família possa ser inserida nesse registro a fim de conseguir um dos benefícios oferecidos.
O pré-cadastro
Os cidadãos que ainda não estão inscritos no Cadastro Único podem realizar o pré-cadastro diretamente no aplicativo Cadastro Único ou através da versão web do mesmo, que foi desenvolvida pelo portal Gov.br.
Dessa forma, o cidadão pode informar alguns dados muito importantes para o seu cadastro oficial. Após o envio do pré-cadastro, o interessado terá até 120 dias para ir até um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar as documentações.
A apresentação dos documentos de todas as pessoas da família é fundamental durante a inscrição no Cadastro Único, pois só assim o cidadão terá direito a solicitar os benefícios sociais do Governo Federal.
Finalização do cadastro
Quando você comparecer ao atendimento municipal, a equipe responsável pelo Cadastro Único deve coletar as informações adicionais necessárias referentes à família, domicílio, escolaridade, remuneração e trabalho.
Para saber onde estão localizados os Postos de Atendimento do Cadastro Único do seu município, basta fazer uma consulta diretamente no aplicativo ou encontrar o CRAS mais próximo de onde você reside.
Em relação a inscrição no Cadastro Único, o pré-cadastro é algo opcional, já que o cidadão pode optar por fazer todo o processo de cadastramento diretamente em um dos postos de atendimento do Cadastro Único.
Quem pode se inscrever
As famílias que não estão inscritas no Cadastro Único, mas desejam fazer o primeiro cadastro, deverão seguir algumas exigências básicas. Veja quais são elas logo abaixo:
- A família deve ter uma renda mensal por pessoa que corresponde a meio salário mínimo;
- As famílias que possuem uma renda superior à comentada acima também podem se inscrever caso queira estar vinculadas ao registro.
É importante destacar que a inscrição no Cadastro Único deve ser realizada, de preferência, pelo Responsável Familiar, que deve prestar as informações relacionadas aos demais membros do grupo.
Conheça alguns programas que utilizam o Cadastro Único
Após fazer a inscrição no Cadastro Único, será possível contar com um dos diversos programas do Governo Federal. Veja alguns benefícios que utilizam o CadÚnico para selecionar as famílias aptas ao recebimento:
- Programa Bolsa Verde;
- Programa Casa Verde e Amarela;
- Carteira do Idoso;
- ID Jovem;
- Cadastro Único Auxílio Brasil;
- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Dentre outros.
Além disso, o Cadastro Único pode dar acesso a outras vantagens excelentes, como a isenção de taxas em concursos públicos, por exemplo, então fazer a inscrição é uma ótima opção para as famílias brasileiras.
Atualização do Cadastro Único
Para que ocorra a devida manutenção dos dados do Cadastro Único, todas as famílias inscritas devem obrigatoriamente manter os seus dados cadastrais corretamente atualizados, e isso deve ser feito sempre que houver mudanças na família ou há cada 2 anos.
Hoje é possível atualizar Cadastro Único pela internet através do aplicativo Cadastro Único ou pela versão web do mesmo, onde será necessário fazer o login com base na sua conta do portal Gov.br.
Para fazer a atualização após o login, basta selecionar “Atualização Cadastral por Confirmação” e verificar todos os dados. Se não houver mudanças referentes aos componentes familiares, basta fazer a confirmação.
É muito importante enfatizar que ao não declarar uma informação ao Cadastro Único ou fazer a declaração de informações incorretas, se for constatada má fé, toda a família será excluída do registro.