A Engenharia de Software é uma profissão que vem crescendo cada vez mais dentro do mercado de trabalho e a expectativa é que os profissionais da área tenham acesso a muitas oportunidades de emprego nos próximos anos.
Vale mencionar ainda que todas as profissões que estão relacionadas com a tecnologia estão em alta no momento, já que este setor tem novidades todos os dias e consequentemente, as empresas precisam de profissionais capacitados para atuar nesta frente.
Através desse post você saberá tudo o que é necessário para se tornar um engenheiro de Software: como é o mercado de trabalho atual para a profissão e também quais são as médias salariais no Brasil, então continue a sua leitura.
Engenharia de Software: o que é?
O engenheiro de Software se trata do profissional responsável por guiar e projetar o desenvolvimento de sistemas, programas e aplicativos diversos. Como as funções desempenhadas são muitas, eles podem atuar em diversos campos distintos.
O Software é conhecido como conjunto de instruções lógicas de um sistema de processamento de dados ou computador, que deve orientar o que a máquina deve fazer, sendo assim, a Engenharia de Software está presente em basicamente todos os dispositivos eletrônicos.
Com a crescente expansão do setor tecnológico, os profissionais deste segmento podem vir a trabalhar em áreas inovadoras, como por exemplo:
- Nanotecnologia;
- Telemedicina;
- Big Data;
- Robótica;
- Realidade aumentada;
- Inteligência artificial;
- Desenvolvimento de plataformas digitais;
- Softwares de gestão;
- Criação de apps para celular;
- Efetuar a gestão de projetos;
- Serviços públicos digitais;
- Desenvolvimento de games;
- E mais.
Quais as funções
Para que seja possível atuar na área de Engenharia de Software, o profissional será focado especialmente em fazer a manutenção e desenvolver programas diversos. Sendo assim, algumas das funções gerais desempenhadas incluem:
- Desenvolver Softwares: geralmente, a programação e o desenvolvimento são as atividades mais buscadas entre os profissionais da área, já que a criação de novos tipos de programas possuem alta demanda.
- Arquitetura de Software: aqui o profissional deve definir a estrutura geral do Software, incluindo as principais características visuais do produto, como suas interfaces, além de efetuar o controle de qualidade de todo o projeto;
- Gerenciar projetos: é necessário acompanhar os projetos em todas as suas etapas, bem como fazer um planejamento prévio para a devida execução, de forma que o resultado final saia conforme o esperado;
- Testes de qualidade: para que seja possível se certificar sobre a qualidade de diferentes versões de Software, o profissional deve executar testes específicos a fim de realizar os ajustes necessários.
Como se tornar um engenheiro de Software
Para que seja possível se tornar um engenheiro de Software, os interessados não precisam especialmente terem feito graduação em Engenharia de Software, já que há outros tipos de formação comuns para os profissionais do segmento, como:
- Sistemas de Informação;
- Engenharia da Computação;
- Ciência da Computação;
- Dentre outras Engenharias, como de automação e elétrica.
Se a sua intenção é ingressar na área, será possível então optar por qualquer um dos cursos mencionados neste tópico. Geralmente as graduações possuem duração de 5 anos e a grade curricular inclui lógica, matemática, gestão de projetos, etc.
Engenharia de software: habilidades necessárias
Se você está pensando em ingressar nessa profissão, é muito interessante que conheça quais são as habilidades necessárias para desempenhar as funções atribuídas a este tipo de profissional.
Geralmente, as principais competências incluem a facilidade de desenvolver e criar novas tecnologias, além de ter uma boa lógica de programação. Sendo assim, todos os apaixonados pela área tecnológica terão indicação para atuar na área.
Outros tipos de habilidades também vêm sendo buscadas por empresas em relação aos profissionais da Engenharia de Software, já que o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, sendo importante ter alguns diferenciais como por exemplo:
- Bom perfil analítico;
- Boa comunicação;
- Capacidade de liderança;
- Bom relacionamento interpessoal (há muitos trabalhos em equipe);
- Inglês fluente ou avançado;
- Flexibilidade para mudanças.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para a área da Engenharia de Software tem uma previsão de amplo crescimento para os próximos anos, já que cada dia mais as empresas sentem a necessidade de reinventar os seus ambientes digitais.
Neste ano de 2022, o que vem chamando a atenção é que profissionais que atuam principalmente em front-end e back-end tem se deparado com uma quantidade exponencial de vagas, onde faltam pessoas para ocupar os cargos.
Sendo assim, se trata de uma profissão muito promissora e todos aqueles que desenvolverem as habilidades necessárias certamente conseguirão oportunidades, seja como autônomo ou como colaborador de grandes empresas.
Média salarial
Atualmente, a média salarial de um engenheiro de Software no Brasil é de R$6.000,00, mas é importante destacar que essa remuneração pode variar muito de um local para outro e também com a formação do profissional.