Quem tem direito ao Seguro-Desemprego?
Para ter direito ao seguro-desemprego, é necessário atender a alguns requisitos. Primeiro, o trabalhador deve ter sido demitido sem justa causa. Também é preciso ter trabalhado com carteira assinada por um período mínimo determinado. Para a primeira solicitação, são necessários pelo menos 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses. Na segunda solicitação, exige-se 9 meses nos últimos 12 meses, e na terceira, 6 meses imediatamente anteriores à demissão.
Além disso, o trabalhador não pode estar recebendo nenhum outro benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente ou pensão por morte. O benefício também está disponível para trabalhadores domésticos, pescadores profissionais durante o período de defeso, e trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão.
Os trabalhadores formais, que são a maioria dos beneficiários, precisam comprovar o vínculo empregatício e o tempo de serviço. Já os empregados domésticos devem apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) devidamente assinada e os comprovantes de recolhimento do FGTS. Para os pescadores artesanais, é necessário apresentar a documentação específica que comprove a atividade pesqueira.
Outro grupo que pode solicitar o seguro-desemprego são os trabalhadores resgatados de situações de trabalho escravo. Nesse caso, a solicitação é feita de forma emergencial, e o trabalhador tem direito ao benefício mesmo sem cumprir os requisitos de tempo de serviço. O objetivo é garantir uma renda mínima para que essas pessoas possam se reintegrar à sociedade de forma digna.
Entender quem tem direito ao seguro-desemprego é fundamental para que você saiba se está elegível para o benefício. Se você atende aos requisitos, não deixe de fazer a solicitação e aproveitar esse direito garantido por lei.