O currículo Lattes é especialmente voltado para a área acadêmica, sendo o local onde pesquisadores, estudantes, cientistas e professores brasileiros registram criteriosamente as suas produções intelectuais.
Geralmente, a versão Lattes é requisitada por instituições de apoio à pesquisa científica e universidades quando há interessados em participar de processos seletivos para bolsas de estudos ou programas de mestrado e doutorado.
Sendo assim, esse tipo de currículo deve conter todos os detalhes sobre a sua vida acadêmica a fim de destacar os seus conhecimentos intelectuais. Se você quer saber mais sobre esse assunto e como criar o seu próprio documento, esse post irá ajudá-lo.
O que é a plataforma Lattes?
É muito comum que as pessoas confundam currículo Lattes com Plataforma Lattes, porém estas são coisas diferentes. A Plataforma Lattes é um conhecido ambiente virtual que foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O principal objetivo da plataforma é fornecer uma base de dados com currículos, instituições de todo o país e grupos de pesquisa. Sendo assim, ela contém os currículos e diversos outros dados que podem ser acessados por pessoas de qualquer local.
Já o currículo Lattes foi o meio encontrado por esta plataforma para padronizar o registro de todo o ciclo de vida acadêmico de pesquisadores e estudantes do Brasil, sendo que o formato surgiu em 1999 e até hoje é muito utilizado.
Vantagens em utilizar o currículo Lattes
O currículo Lattes é especialmente indicado para pesquisadores e estudantes que têm interesse em seguir a carreira acadêmica ou que desejam ingressar em certas atividades pertencentes a esta área específica. Algumas de suas principais vantagens são:
- Ampla abrangência: de uma forma resumida, o Lattes possui abrangência nacional, de forma que você não precisará preencher modelos distintos de currículos para apresentar no local de seu interesse;
- Participação em eventos registradas: nesse modelo de currículo você pode incluir todos os eventos que já participou ao longo de sua vida acadêmica, seja como apresentador ou ouvinte;
- Produções acadêmicas registradas: todas as publicações acadêmicas feitas por você podem ser inseridas no seu currículo, pois assim será possível ficar a par de todas as suas iniciativas e entender melhor os seus objetivos na área.
Com um bom modelo Lattes em mãos, as suas chances de ingressar na área acadêmica com sucesso serão grandes. Ao utilizar a plataforma, também haverá a possibilidade de escolher a melhor opção de formatação para as suas referências bibliográficas.
Informações que devem ser inseridas
Para se ter um bom currículo Lattes, é importante que todas as informações sobre a sua vida acadêmica sejam inseridas devidamente. Veja a seguir algumas das informações que são solicitadas no momento de preencher o seu documento:
- Formação acadêmica;
- Dados pessoais;
- Áreas de produção científica;
- Competências e idiomas de fala, escrita e leitura;
- Artigos publicados;
- Grupo de pesquisa que tenha participado ou que ainda participe;
- Projetos de extensão ou de pesquisa que tenha desenvolvido;
- Bancas que tenha vindo a participar.
É importante destacar que nem todos os dados são obrigatórios e você deve tentar preencher o seu documento da forma mais detalhada que puder, já que assim ele receberá um maior destaque.
Passo a passo para fazer o seu próprio currículo Lattes
Se você está interessado em desenvolver o seu próprio currículo Lattes mas não sabe por onde começar, acompanhe o passo a passo que preparamos logo a seguir para dar início ao seu documento:
- Acesse o site oficial Lattes (CNPQ);
- No menu à esquerda, clique em “Cadastrar novo currículo”;
- Primeiro forneça os dados básicos para se cadastrar e crie uma senha;
- Agora preencha os campos relativos a suas informações pessoais. Vale destacar que estes devem ser iguais aos presentes na Receita Federal;
- Informe aqui o endereço de onde você reside ou trabalha;
- Aqui você deve iniciar fornecendo dados sobre a sua formação acadêmica já concluída e sobre aquela que ainda está em andamento;
- Caso esteja empregado, informe todos os dados referentes à instituição onde atua;
- Por fim, informe todos os dados referentes a sua própria área de atuação e às suas habilidades linguísticas;
- Pronto! Agora basta submeter o seu currículo Lattes e dentro de 24h ele estará inserido na plataforma Lattes.
Encontrando o currículo de outros profissionais
Como a plataforma Lattes é muito ampla, você pode encontrar o currículo de alunos e pesquisadores de todo o mundo para saber mais sobre as suas produções acadêmicas. Para isso, basta acessar o mesmo site mencionado acima e clicar em “buscar currículo”.
Agora informe o nome do autor ou assunto de sua produção para encontrar os dados de seu interesse. Para facilitar este processo, também é possível usufruir dos filtros disponíveis.
Assim que você encontrar o que busca, basta clicar sobre o resultado para ter acesso a todas as informações, sendo tudo muito simples, rápido e seguro.