Você deseja saber como se inscrever no Senac Jovem Aprendiz para conseguir a primeira oportunidade de trabalho com carteira assinada? Então veio ao lugar certo, pois aqui abordaremos todos os detalhes da inscrição.
Através do Jovem Aprendiz, você pode colocar em prática uma profissão e adquirir experiência trabalhista, o que aumenta muito as suas chances de conseguir bons empregos posteriormente ao término do programa.
Para participar é preciso atender a certos pré-requisitos, já que a iniciativa possui o seu próprio público alvo. Se você deseja saber mais informações sobre o programa e acompanhar o procedimento da inscrição, continue a sua leitura.
Como funciona o Jovem Aprendiz
O Jovem Aprendiz é uma iniciativa criada por parte do Governo Federal, sendo uma excelente proposta para ajudar jovens sem experiência trabalhista a ingressar no mercado de trabalho brasileiro, que está cada dia mais exigente.
Hoje há um número muito amplo de empresas parceiras do projeto, onde elas podem destinar até 15% de suas vagas totais para os aprendizes, que passarão por um processo completo de capacitação teórico-prático.
Como se inscrever no Senac Jovem Aprendiz é algo simples, mas vale mencionar que o papel da instituição é fornecer os cursos de capacitação dos quais os participantes participarão gratuitamente.
Veja como se inscrever no Senac Jovem Aprendiz
Nesse tópico você poderá acompanhar o passo a passo de como se inscrever no Senac Jovem Aprendiz, sendo que este procedimento deve ser feito de forma totalmente online com base no portal Rede de Carreiras:
- Acesse o site oficial Rede de Carreiras (https://www.rededecarreiras.com.br/);
- Em seguida, clique em “Cadastre o seu currículo”;
- Se você ainda não possui cadastro na plataforma, basta clicar em “Não possui cadastro? Cadastre-se agora”;
- Prossiga cedendo as informações necessárias;
- Depois disso, anexe o seu currículo no portal e pronto!
Vale mencionar que as inscrições e as contratações não são feitas diretamente pelo Senac, ou seja, após cadastrar o seu currículo, uma das empresas participantes poderá efetuar a sua contratação e depois fazer a sua matrícula em um curso de aprendizagem profissional comercial do Senac.
Outro ponto importante a ser considerado é que o processo de cadastramento de currículos para conseguir a contratação por intermédio do Senac pode variar de um estado para outro, sendo necessário acessar o site oficial condizente com a sua região.
Quem pode participar do programa
Agora que você já sabe como se inscrever no Senac Jovem Aprendiz, é preciso conferir quais são os pré-requisitos do programa para que haja chances reais de ser contratado por uma das empresas parceiras do programa. Veja as exigências logo abaixo:
- Ter entre 14 e 24 anos de idade;
- Estar cursando a escola regular ou já ter concluído o Ensino Médio;
- Ter disponibilidade para trabalhar até 6h diariamente;
- Nunca ter trabalhado com carteira assinada;
- Comparecer às aulas do curso de capacitação ministrado em uma das unidades do Senac após a contratação.
Dependendo da empresa, o Jovem Aprendiz pode permanecer no cargo por até 2 anos e em certos casos haverá chance de efetivação, mas vale frisar que enquanto for participante, não será possível fazer hora extra ou atuar no período noturno.
Benefícios concedidos
Assim que você fizer o procedimento de como se inscrever no Senac Jovem Aprendiz e for oficialmente contratado por uma empresa, ela irá conceder benefícios trabalhistas diversos que seguem a Lei da Aprendizagem e incluem:
- Décimo terceiro salário;
- FGTS;
- Vale transporte;
- Vale alimentação;
- Férias remuneradas que são condizentes com as férias escolares;
- Entre outros.
Alguns benefícios são obrigatórios, mas as empresas podem optar por conceder outras vantagens adicionais. Vale mencionar ainda que todos os participantes terão direito a uma remuneração mensal justa que varia de uma região para outra.
Sobre os cursos profissionalizantes
O Senac é referência em todo o país quando o assunto são cursos técnicos e profissionalizantes, se tratando de uma instituição muito séria e que contempla todos os estudantes apenas com formações de qualidade ímpar.
Aqueles que participam do Jovem Aprendiz poderão participar de um curso gratuito que será ministrado em uma das unidades do Senac, sendo que o tema abordará atividades importantes que são exercidas na rotina de trabalho.
De forma resumida, você deve seguir como se inscrever no Senac Jovem Aprendiz, ser contratado e participar do curso para receber uma certificação completa que será muito válida para a sua carreira.
Considerações finais
Além da forma aqui mencionada de como se inscrever no Senac Jovem Aprendiz, você também pode optar por se inscrever diretamente no site das empresas que são parceiras do programa, havendo inúmeras opções.
Neste caso, basta acessar o link “Trabalhe conosco” presente no site oficial delas para visualizar as oportunidades abertas. Caso hajam vagas abertas para o Jovem Aprendiz na sua região, cadastre o seu currículo e boa sorte!