O profissional bacharel em Ciência da Computação atua diretamente na elaboração de determinados programas de informática, que são voltados a dispositivos móveis (celulares ou tablets) e computadores.
Como a área da tecnologia está crescendo em alta escala em todo o mundo, esta é uma das profissões mais buscadas em diversos locais, mas para atuar como tal, é necessário ter uma formação específica da qual falaremos melhor no decorrer deste post.
Aqueles que se tornam cientistas da computação podem desempenhar diversas tarefas a trabalhar em empresas renomadas desenvolvendo softwares. Para saber mais sobre essa profissão, continue a leitura do nosso conteúdo.
Sobre o curso de Ciência da Computação
Conforme mencionado anteriormente, para atuar como um profissional de Ciência da Computação é necessário que os interessados realizem um curso de graduação, e este possui duração de até 4 anos.
Para ter essa formação em seu currículo é importante ter facilidade de raciocínio abstrato e para executar diversos cálculos, ou seja, é um curso que envolve amplamente a matemática, os fundamentos da computação e eletricidade.
Assim como nos demais cursos de graduação, este também exige uma monografia para a conclusão. Atualmente há diversas instituições de ensino que podem ser levadas em consideração por aqueles que têm interesse na área.
Onde realizar o curso
Como a demanda por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) é ampla devido ao crescimento contínuo da área, há muitas universidades que oferecem o curso de Ciência da Computação.
Se você tem interesse em iniciar a sua carreira como tal, é fundamental que escolha com atenção a instituição de ensino que irá ingressar. O primeiro passo para fazer a escolha ideal, é verificar se o local atua com o aval direto do Ministério da Educação (MEC).
O segundo passo é encontrar a universidade que possui a melhor localização e no caso de instituições particulares, faça uma pesquisa prévia quanto ao valor das mensalidades para ter certeza de que a despesa irá caber no seu bolso.
Veja abaixo algumas das mais buscadas instituições de ensino do país quando o assunto é Ciência da Computação:
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
- Universidade de Franca (UNIFRAN);
- Centro Universitário UNIBTA.
Quais são as funções de um profissional da ciência da computação?
Aqueles que passam a atuar na área de Ciência da Computação podem executar diversas funções diferentes que são requisitadas por diversas empresas. Veja abaixo algumas das funções mais comuns atribuídas ao cargo:
- Marketing e vendas: planejar e analisar novos produtos tecnológicos, vender e divulgar hardwares e softwares;
- Banco de dados: desenvolver programas de computador diversos que classificam e organizam informações;
- Suporte: prestar assessoria e suporte para consumidores no momento de comprar programas e equipamentos. Além disso, é possível prestar manutenção a sistemas ou redes de computadores;
- Desenvolvimento de aplicativos e softwares: elaborar programas diversos, que incluem games para celulares e computadores.
Perfil dos profissionais da área
Como a Ciência da Computação faz parte da área de TI, é muito importante que o profissional esteja apto a lidar com todos os tipos de dispositivos tecnológicos e goste de matemática.
Como o setor tecnológico está em desenvolvimento constante, é necessário ser curioso e dinâmico para acompanhar as atualizações, já que novas tecnologias surgem diariamente ao redor de todo o mundo.
Outro ponto importante é saber trabalhar em equipe, já que muitos projetos precisam ser feitos em colaboração com engenheiros de computação ou profissionais em sistemas de informação.
Como é o mercado de trabalho
Já mencionamos ao longo desse post que a Ciência da Computação possui um mercado de trabalho muito amplo no Brasil. Isso porque todos os tipos de empresa precisam de tecnologias para conceder os seus serviços.
Sendo assim, o profissional da área pode trabalhar em qualquer empresa que use uma rede de computadores, por exemplo. O setor industrial é um dos que mais possui oportunidades para pessoas formadas.
Há ainda a opção de exercer a carreira acadêmica ao ministrar aulas de computação para instituições de ensino com curso de computação ou para a educação básica. Para ministrar em universidades, será necessário investir em uma pós-graduação com doutorado ou mestrado.
Qual a remuneração do profissional da ciência da computação?
O salário oferecido para aqueles que são formados em Ciência da Computação variam muito de uma empresa para outra, de estado e das funções exercidas por eles dentro das instituições contratantes.
Atualmente, a média da remuneração de um cientista da computação no Brasil é de R$3.370,00 e os salários que disponibilizam os valores mais elevados incluem Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Vale destacar que os profissionais que se destacam dentro desse mercado podem chegar a ganhar até R$11.900,00 quando contratados em cargos elevados, que são geralmente oferecidos por grandes empresas.