CARREGANDO...

Auxílio Brasil: Veja Como Receber Esse Benefício

Anúncio

O Auxílio Brasil é um dos programas mais importantes do Governo Federal, onde seu objetivo é viabilizar a transferência indireta e direta de renda, onde o público alvo são famílias que se enquadram em situação de pobreza e extrema pobreza.

Atualmente, essa iniciativa é gerida pelo Ministério da Cidadania, que se tornou o responsável pelo envio oficial dos recursos para pagamento do benefício. Para ser contemplado pelas parcelas, o cidadão precisa estar inscrito no Cadastro Único.

Vale destacar ainda que esta é a nova versão do antigo Bolsa Família, de modo que houve algumas breves mudanças no programa. Se você quer saber mais a respeito do benefício e conferir como receber, continue nos acompanhando.

O que é o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil é tido como um programa federal de transferência de renda, conforme citado anteriormente. Ele também integra benefícios voltados para a educação, emprego, saúde e assistência social.

Ele é destinado especialmente para famílias brasileiras que se enquadram em situação de pobreza ou extrema pobreza, de modo que o auxílio visa a emancipação socioeconômica desses que estão em situação de vulnerabilidade social.

Através das parcelas, a iniciativa consegue garantir a oferta de ações básicas, potencializando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos participantes, além de contribuir para a sua inclusão social.

auxílio-Brasil
auxílio-Brasil

Principais objetivos do programa

O Auxílio Brasil é um programa de fundamental importância para a população brasileira, já que ele combate diretamente a situação de desigualdade, que aumentou após a pandemia. Veja abaixo os principais objetivos da iniciativa:

  • Estimular a emancipação de todas as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza e pobreza;
  • Estimular jovens, adolescentes e crianças a terem um bom desempenho científico e tecnológico;
  • Aumentar a oferta do atendimento de crianças em creches;
  • Promover o desenvolvimento de crianças logo na primeira infância, havendo foco no estímulo das habilidades físicas, linguísticas, cognitiva, socioafetivas e de saúde;
  • Promover apoio financeiro a gestantes, crianças, nutrizes e adolescentes com prioridade;
  • Promover a cidadania aos participantes, havendo garantia de renda a fim de superar a vulnerabilidade social dessas famílias.

Pré-requisitos para participar

Para que seja possível participar do Auxílio Brasil e receber as parcelas deste benefício, é necessário seguir alguns pré-requisitos específicos, já que o programa tem um público alvo seleto. Veja abaixo quais são as exigências:

  • Famílias classificadas em situação de pobreza extrema ou pobreza, que tenham nutrizes, gestantes, jovens entre 0 e 21 anos incompletos, crianças e adolescentes em sua composição;
  • Famílias classificadas em situação de pobreza extrema são aquelas com uma renda familiar mensal per capita igual ou inferior a R$105,00;
  • Famílias classificadas em situação de pobreza são aquelas com uma renda familiar mensal per capita igual ou inferior a R$210,00;
  • Para participar, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único;
  • É preciso manter os dados sempre atualizados no Cadastro Único para não ter o benefício interrompido.

É importante destacar aqui que o cadastramento no CadÚnico é algo obrigatório, mas que não implica na inclusão imediata da família no programa, pois mensalmente o Ministério da Cidadania faz novas seleções de famílias que poderão receber.

O que fazer para receber o Auxílio Brasil

Se a sua família se enquadra dentro das exigências comentadas no tópico anterior, haverá a chance real de participar do Auxílio Brasil para contar com o benefício. Veja a seguir o que fazer para que a sua família receba as parcelas:

  • Auxílio Brasil cadastro: busque pelo setor responsável pelo programa em seu município e realize o cadastro da sua família no CadÚnico. Geralmente os locais voltados para isso são os CRAS;
  • Seleção: a seleção das famílias aptas a receber o benefício é feita de forma automática pelo próprio Ministério da Cidadania, onde os dados do Cadastro Único são levados em consideração;
  • Pagamento: assim que a sua família for selecionada pelo Ministério da Cidadania, as parcelas referentes ao programa serão disponibilizadas mensalmente, seguindo-se o calendário de pagamento.

A Caixa Econômica Federal é a responsável por efetuar o pagamento das parcelas do benefício para todas as famílias selecionadas pelo Ministério da Cidadania, e também pela concessão de canais de atendimento aos beneficiários.

Como consultar o Auxílio Brasil

Hoje é possível fazer consulta Auxílio Brasil através do aplicativo “Auxílio Brasil”, que é gratuito e compatível com dispositivos Android e iOS. Dessa forma você pode saber se já foi incluído no programa e acompanhar o recebimento.

É importante destacar que o valor do benefício varia de acordo com a composição familiar, de modo que você poderá saber mais a respeito desse tema em específico no momento que for realizar o Cadastro Único.

Após a inclusão oficial no programa, basta acompanhar o calendário que também estará disponível no aplicativo, de modo que o recebimento pode ser feito através da Conta Poupança Digital da Caixa, conta corrente, conta especial ou conta contábil.