Muitas pessoas se perguntam se ainda existe a profissão de acendedor de lampião, enquanto outras nunca ouviram falar a respeito deste assunto, o que acaba sendo algo bastante curioso.
Os profissionais deste segmento já foram muito importantes para a sociedade como um todo, já que eles eram os responsáveis por iluminar as cidades ao cair da noite, de forma que a população não ficasse no completo escuro.
Após o surgimento da eletricidade e das lâmpadas em vias públicas, eles acabaram perdendo o seu espaço, mas ocupam um papel importante na história. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue nos acompanhando.
O que fazia o acendedor de lampião?
Antes do surgimento da energia elétrica as ruas públicas eram iluminadas por lampiões, que precisavam ser acesos manualmente e quem era encarregado deste feito era o acendedor de lampião.
Seu trabalho se iniciava logo no início da tarde e era finalizado ao nascer do sol, sendo que era utilizado uma vara especial para acender ou apagar cada lampião. Além disso, o profissional reabastecia as lâmpadas e limpava os vidros.
Se você ainda se questiona se ainda existe a profissão de acendedor de lampião, a resposta é negativa, já que se trata de uma área extinta que desapareceu algum tempo após a predominância da eletricidade.
Quem eram os acendedores de lampião?
Essa é uma das profissões do passado que foi fundamental em diversos países do mundo, sendo que na Europa o acendedor de lampiões recebiam um salário e eram muito valorizados na sociedade, já que cumpriam um papel imprescindível para esta.
No Brasil, o serviço era realizado principalmente por escravos que recebiam ordens de alguém considerado poderoso na região. Aqui vale mencionar que apenas grandes centros urbanos contavam com esse tipo de iluminação pública.
Conforme já citado, não é verdade que ainda existe a profissão de acendedor de lampião e este fato acaba intrigando muitas pessoas que refletem sobre a possibilidade de outras profissões atuais se extinguirem no futuro.
Quando a profissão de acendedor de lampião deixou de existir
Se você pensava que ainda existe a profissão de acendedor de lampião, é interessante saber que ela se extinguiu em 1933, onde o último candeeiro do Rio de Janeiro foi apagado, e junto a este fato, desaparecia tal profissão.
A iluminação elétrica foi anunciada abertamente somente em 1987, então a profissão de acendedor de poste continuou a existir por algumas décadas significativas, onde a modernidade alcançava todo o país mais lentamente.
É interessante mencionar que o lampião precisava de um combustível para se manter aceso, e em 1830, na cidade de São Paulo, já foi utilizado até mesmo azeite para mantê-los acesos, o que hoje soa como algo bastante peculiar.
Por que certas profissões desapareceram?
Com o passar do tempo a sociedade evolui de diversas formas diferentes, e ao mesmo passo, várias coisas que eram fundamentais acaba perdendo espaço para as novas ideias criadas pelo ser humano em busca de mais praticidade e conforto.
Sendo assim, muitas outras profissões já se extinguiram no decorrer da história, como é o caso do telefonista, operador de telégrafo e atores de rádio, que foram substituídas devido principalmente ao desenvolvimento da tecnologia.
Pensar na possibilidade de que ainda existe a profissão de acendedor de lampião muitas vezes é uma ideia estranha, já que no mundo atual todos já estão adaptados aos convencionais postes e lâmpadas, mas no século XIX era algo muito comum.
A evolução da tecnologia e a extinção das profissões
Citamos brevemente no tópico anterior que a tecnologia tem um papel importante quando o assunto é a extinção de profissões antigas. Isso porque as máquinas estão substituindo a mão de obra humana em empresas do mundo todo.
Este é um fato que acaba preocupando pessoas em ampla escala, já que muitos temem perder o emprego atual devido a tecnificação do local onde atuam, mas em contrapartida, a própria tecnologia abre diversas outras áreas de atuação.
Algumas das opções incluem manusear máquinas e aparelhos dentro de grandes indústrias ou até mesmo a área da Tecnologia da Informação que possui muitas oportunidades. Resumindo, ela também pode ser a resposta para quem precisa mudar de carreira.
Curiosidades sobre a profissão de ascendedor de lampião
Muitas pessoas acreditam que ainda existe a profissão de acendedor de lampião e as pessoas que atuaram como tal tinham um papel muito importante para a comunidade. Veja abaixo algumas curiosidades adicionais:
- Origem Histórica: a profissão de ascendedor de lampião remonta ao século XVIII, quando as primeiras lâmpadas a gás foram usadas para iluminação pública em cidades como Londres e Paris;
- Lampiões a Óleo: antes da iluminação a gás, muitas cidades usavam lampiões a óleo, que precisavam ser abastecidos e acesos manualmente pelos lampistas;
- Condições de Trabalho: trabalhar como ascendedor de lampião podia ser fisicamente exigente, pois muitos lampiões estavam localizados em postes altos e exigiam escalada;
- Uniforme Específico: em alguns lugares, os ascensores de lampião usavam uniformes distintivos, muitas vezes com um casaco longo e um grande cinto para carregar ferramentas;
- Aparência Romântica: a imagem do ascendedor de lampião frequentemente é romantizada na literatura e na arte, representando uma época passada e um modo de vida mais tranquilo;
- História em Algumas Cidades: em algumas cidades, como Londres, ainda hoje existem eventos ou celebrações que relembram a tradição dos ascensores de lampião, com pessoas vestidas a caráter acendendo lampiões em ocasiões especiais;
- Homenagem em Monumentos: em algumas áreas urbanas, você pode encontrar monumentos ou estátuas que prestam homenagem aos ascensores de lampião, reconhecendo a importância dessa antiga profissão;
- Trabalho Perigoso: trabalhar com gás ou óleo nas proximidades de chamas era intrinsecamente perigoso, e havia riscos associados à profissão, como vazamentos e incêndios, sendo preciso tomar uma série de medidas protetivas.
Ainda existe a profissão de acendedor de lampião? Considerações finais
Embora muitas pessoas acreditem que ainda existe a profissão de acendedor de lampião em algumas regiões do Brasil, você pôde entender os motivos pelos quais ela deixou de existir em nosso país através desse post detalhado.
Vale mencionar ainda que a profissão acabou ganhando um papel amplo na história e é um dos melhores exemplos para abordar a extinção de profissões devido a chegada da modernidade, mas isso não necessariamente é algo negativo.
Aqui você também pode conferir outras profissões que não existem mais, sendo que elas se extinguiram para dar lugar a outras que são fundamentais para o mundo atual, que está em constante evolução e desenvolvimento.
Perguntas frequentes sobre se ainda existe a profissão de acendedor de lampião
1. Que habilidades eram necessárias para ser um acendedor de lampião?
Além de ser capaz de acender e apagar lampiões com segurança, os acendedores muitas vezes precisavam ter conhecimento básico de manutenção de lampiões e serem capazes de resolver problemas simples que pudessem surgir durante o trabalho.
2. Há algum lugar onde eu possa ver acendedores de lampião em ação hoje em dia?
Alguns locais históricos ou museus podem recriar cenas do passado com acendedores de lampião como parte da experiência para os visitantes. Além disso, eventos culturais ou festivais que celebram tradições antigas podem incluir a presença de acendedores de lampião.
3. A profissão de acendedor de lampião é considerada uma arte perdida?
Para muitos, sim. A profissão evocava uma época diferente e tinha um certo romance associado a ela. Com o avanço da tecnologia e das mudanças na infraestrutura urbana, a prática do acendimento de lampiões tornou-se cada vez mais rara, contribuindo para a sensação de uma arte ou tradição perdida.