CARREGANDO...

Conheça as plataformas que disponibilizam serviços de Freelancer

Anúncio

Com o fortalecimento do trabalho remoto, muitas pessoas estão tendo interesse em iniciar um serviço de Freelancer. Hoje diversas plataformas se encontram a disposição desse público para que eles encontrem seus primeiros clientes.

Essa área de atuação vem recebendo destaque porque aqueles que trabalham desta forma fazem seus próprios horários e são seus próprios chefes, sendo assim, só terão indicação para atuar como tal quem realmente tem disciplina.

Anúncio

Vale destacar ainda que este tipo de carreira pode ser seguida em conjunto a um serviço formal como forma de adquirir renda extra. Com base nesse post você terá acesso a um rico conteúdo sobre este assunto, então continue nos acompanhando.

O que é ser Freelancer e como funcionam os sites

A palavra “Freelancer” é provinda do inglês, sendo um termo utilizado no Brasil para identificar profissionais autônomos que trabalham com empresas diversas e captam os seus clientes de forma totalmente independente.

Para esse tipo de profissional, as plataformas online são de grande valia para começar a oferecer os seus serviços e eles podem ser de diferentes áreas como tradução, escrita, vendas, entre vários outros.

Um site voltado para freelancers é preparado para atuar como uma ponte entre os profissionais autônomos e seus clientes. Esse meio de contratação é muito mais acessível e viabiliza que estes profissionais adquiram uma renda extra de forma remota.

Workana

Quando se trata de plataforma para Freelancers, o Workana é o mais conhecido e comentado desse meio. É um site muito completo que permite o ingresso de novos profissionais mediante o cumprimento de certas regras específicas.

Caso estas não sejam seguidas, o perfil do indivíduo não será aprovado e ele não poderá oferecer seus serviços através da plataforma. Ele funciona de uma forma muito simples e segura, sendo estes os motivos do grande destaque do site.

Aqui o cliente publica a sua proposta de serviço e aguarda que o Freelancer dê uma resposta. Aquele que tiver o perfil mais compatível com a proposta e com um preço justo serão então contratados.

99 Freelas

Outra plataforma amplamente indicada para quem deseja ser Freelancer é o 99Freelas, sendo que aqui você poderá encontrar a opção paga e gratuita. O site possui uma interface bem organizada e o cadastro pode ser feito rapidamente.

O 99Freelas é uma excelente opção para fotógrafos, redatores, web designers e tradutores. Vale destacar que há uma quantidade muito grande de profissionais cadastrados nessa plataforma, e por este motivo, há uma ampla competitividade.

Para receber destaque e propostas de clientes é muito importante implementar uma boa estratégia de precificação. Caso seja possível, optar pelo plano pago também dará uma guinada em seu perfil de forma que ele fique em destaque sobre vários outros.

UpWork

O UpWork também é uma boa opção para que Freelancers encontrem clientes interessados em seus serviços, mas aqui o usuário deve obrigatoriamente ter um bom conhecimento em inglês, já que todas as publicações são feitas nessa língua estrangeira.

Esse pode ser um impedimento para diversos profissionais, mas um ponto muito positivo é que o Freelancer pode receber seu pagamento em dólar. No UpWork é possível oferecer serviços de escrita, tradução, marketing, serviços jurídicos, entre outros.

Vale mencionar ainda que essa opção de plataforma não é totalmente gratuita e será cobrada uma taxa de 20% sobre os primeiros US$500,00 recebidos pelo profissional, sendo uma tarifa padrão.

Freelancer

A plataforma Freelancer pode ser utilizada para encontrar oportunidades em vendas, contabilidade, serviços jurídicos ou engenharia, ou seja, o seu enfoque não é sobre as áreas voltadas para a comunicação.

Outro fato muito interessante sobre este site é que há uma página específica para certificar as habilidades dos profissionais. Sempre que um deles é aprovado, há a disponibilização de um selo que irá atestar a sua competência em sua atividade.

Para começar a oferecer seus serviços com base nessa plataforma, será necessário criar um cadastro. Vale frisar ainda que esta opção também se encontra disponível via aplicativo, que é compatível com dispositivos Android e IOS.

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma de ampla abrangência que não é voltada especialmente para Freelancers, mas ela pode ser utilizada por estes profissionais a fim de encontrar pessoas ou empresas que tenham interesse em seus serviços.

O cadastro neste site é totalmente gratuito e você pode desenvolver o seu perfil a fim de chamar a atenção de seu público alvo. Neste caso, faça publicações sobre a sua área de atuação e temas relacionados ao seu trabalho.

Como o LinkedIn possui milhões de usuários, é fundamental que você mantenha o seu perfil sempre atualizado para conseguir êxito como Freelancer, então sempre crie novos posts e artigos, além de fazer interações com outros usuários.