As profissões em alta 2022 foram definidas e divulgadas no final de fevereiro pelo LinkedIn, sendo que a lista contém as 25 carreiras que mais cresceram ao longo dos últimos 4 anos, e nesse post você saberá quais são elas.
A maioria das profissões destacadas pertencem principalmente ao setor da tecnologia, que vem se desenvolvendo de forma ampla não só no Brasil, mas ao redor de todo o mundo, gerando cada vez mais vagas de emprego.
Sendo assim, novas oportunidades irão surgir e se você está pensando em iniciar em uma nova carreira, apostar em uma dessas relacionadas ao setor tecnológico será uma excelente opção.
Lista de profissões em alta 2022
Conforme mencionado, a própria rede social de negócios LinkedIn fez um levantamento das profissões em alta 2022 e você pode conferir a lista completa logo a seguir:
- Recrutador especializado em tecnologia;
- Engenheiro de confiabilidade de sites;
- Engenheiro de dados;
- Especialistas em cibersegurança;
- Representantes de desenvolvimento de negócios;
- Gestor de tráfego;
- Engenheiro de machine learning;
- Pesquisador em experiência do usuário;
- Cientista de dados;
- Analistas de desenvolvimento de sistemas;
- Engenheiro de robótica;
- Desenvolvedor de Back-end;
- Gerente de equipe de produto;
- Gerente de engajamento;
- Engenheiro de QA;
- Consultor de gestão de dados;
- Líder de experiência de clientes;
- Analista de design;
- Analista de gestão de riscos;
- Analista de soluções;
- Consultor de design de produto;
- Coordenador de vendas internas;
- Enfermeiro intensivista;
- Designer de conteúdo;
- Instrutor de Agile.
Área da Tecnologia da Informação
Como você pode conferir na lista acima, várias das profissões em alta 2022 envolvem a área da Tecnologia da Informação (TI), sendo que essa é muito promissora e a expectativa é que haja mais vagas do que profissionais.
O grande impulso tomado por essa área ocorreu principalmente devido a grande adaptação de escritórios ao modelo de trabalho remoto. Além disso, diversas empresas passaram a dar prioridade para a conquista de clientes via redes sociais.
Com isso surgiram novas profissões e consequentemente novas oportunidades de emprego em todo o país, justificando o cargo de recrutador especializado em tecnologia estar em primeiro lugar na lista divulgada.
Como foi feita a pesquisa
O LinkedIn pesquisou a fundo milhões de empregos iniciados por usuários diretos da plataforma entre 2017 e 2021, calculando então a taxa de crescimento para cada um dos cargos devidamente divulgados.
Opções como funções temporárias, cargos voluntários, estágios e funções para estudantes foram excluídas, restando então as áreas que foram listadas e definidas como profissões em alta 2022.
Segundo alguns dos dados cedidos, as cidades que mais oferecerão novas oportunidades no Brasil incluem Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, que se tratam de grandes capitais bem desenvolvidas.
Profissões em alta no exterior
Ainda segundo o LinkedIn, os Estados Unidos possui o mercado mais bem consolidado do setor tecnológico, mas foi observada uma mudança ampla na demanda dentro do mercado de trabalho do país.
Por lá, a expectativa é que profissões em alta 2022 estejam envolvidas com a sustentabilidade, diversidade, especializações em vacina e biologia molecular, que são pautas muito importantes no mundo atual.
Assim fica fácil visualizar que não é apenas a área tecnológica que será promissora neste novo ano, de forma que novas carreiras devem se destacar e se fixar no mercado ao gerar novas oportunidades ao redor do mundo todo.
Nível de conhecimento exigido
Um ponto muito interessante que merece ser destacado nessa pesquisa é que as profissões em alta 2022 exigem algum tipo de especialização e certas habilidades comportamentais, de forma que o mercado irá exigir profissionais capacitados.
Sendo assim, aqueles que desejam ingressar em uma das novas carreiras demonstradas pela lista do LinkedIn, devem já ir buscando por novas formas de adquirir conhecimentos sobre a área, pois assim irão se destacar no mercado.
Essas especializações podem incluir cursos técnicos ou de ensino superior, sendo que você pode buscar aquele que melhor se adapta aos seus objetivos e condições do momento.
Sobre a mudança de emprego
Além de tudo o que já foi dito até agora, a pesquisa do LinkedIn destaca que os fatores que motivam as pessoas a mudar de emprego envolvem a busca por salários melhores e também o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Porém, foi mencionada uma falta de confiança entre os brasileiros, de forma que apenas 49% dos trabalhadores do país se encontram realmente confiantes em seus serviços e se julgam realmente bons naquilo que fazem.
O percentual fica atrás de países como a Índia (63%) e Irlanda (60%), sendo que as profissões em alta 2022 podem vir a ser boas opções para subir estes dados e gerar uma qualidade de vida melhor para os trabalhadores brasileiros.
O quadro apresentado não abrange apenas o Brasil, já que outros países como México, França, Espanha e Alemanha tem o mesmo percentual do nosso país, ou seja, a maioria das pessoas não está confiante, principalmente em reflexo da pandemia.