CARREGANDO...

Conheça 10 profissões que não precisam de faculdade

Anúncio

Como o mercado de trabalho brasileiro é muito amplo, nem sempre é necessário ter formação superior para conseguir uma boa oportunidade, e neste post você conhecerá algumas profissões que não precisam de faculdade para serem exercidas.

Com a expansão das mídias sociais, hoje é possível encontrar diversas carreiras que não exigem diplomas e proporcionam um bom salário para os profissionais da área, mas assim como as demais profissões, é necessário ter foco, paciência e força de vontade.

Anúncio

A seguir, descreveremos um pouco de cada uma das 10 profissões que estão em alta no momento para que você possa encontrar a ideal para seu caso, e não esqueça de levar suas habilidades em consideração no momento da escolha.

1- Vendedor

A nossa primeira sugestão entre as profissões que não precisam de faculdade é ser um vendedor, porém é necessário ser comunicativo e saber como conquistar os clientes, já que eles são o foco principal deste tipo de profissão.

Além desta característica, o vendedor também deve ter um bom conhecimento de matemática, pois muitas vezes ele irá lidar diretamente com entradas e saídas de dinheiro. Vale frisar ainda que os profissionais recebem uma boa remuneração.

2- Fotógrafo

Essa é uma das profissões que não precisam de faculdade mais indicadas para aqueles que têm habilidades com a câmera fotográfica. Pode parecer algo simples, mas um fotógrafo sabe registrar os momentos através de um ponto de vista único.

Se você pensa em atuar como tal, indicamos também que aprenda a utilizar bons programas de edição para que não haja necessidade de contratar outra pessoa para auxiliá-lo. Neste caso há muitos tutoriais gratuitos na internet que podem ser uma opção.

3- Motorista

Para ser um motorista, basta que você tenha uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que seja compatível com a categoria do veículo que irá dirigir, e que tenha informação de que você atua com uma atividade remunerada.

Essa é uma das profissões que não precisam de faculdade mais buscadas do momento, principalmente devido ao surgimento de plataformas de transporte particular como o Uber e o 99.

4- Desenvolvedor de aplicativos

Se você gosta do mundo digital, escolher atuar no mercado como desenvolvedor de aplicativos pode ser uma boa pedida. Para isso, é necessário entender sobre certos recursos como Kotlin e Java para sugerir ideias a certas empresas.

Para se destacar na área e alcançar remunerações mais elevadas, é possível contar com cursos técnicos que são disponibilizados por instituições renomadas e você pode inclusive aprender como desenvolver seus próprios games.

5- Cabelereiro

O ramo da estética e beleza vem crescendo consideravelmente ano após ano e você pode inclusive se tornar empreendedor ao abrir seu negócio futuramente, sendo uma alternativa ótima para quem se interessa por este segmento em específico.

Assim como no caso anterior, você pode vir a realizar cursos técnicos que abrangem conhecimentos teóricos e práticos para desempenhar suas funções da melhor forma possível, o que atrai mais clientes para o seu negócio.

6- Redator Web

Outra opção dentre as profissões que não precisam de faculdade para quem curte o ramo tecnológico é ser um Redator Web. Neste caso, os interessados podem iniciar sua carreira como freelancer e não há exigência de formação.

Neste caso, o indivíduo deve ter um bom conhecimento sobre a estrutura da língua portuguesa e estar sempre por dentro das últimas novidades. Geralmente, recebe-se por artigo e o valor pode aumentar de acordo com a aquisição de experiência.

7- Artesão

Quem tem o dom de produzir artesanatos pode encontrar aí uma ótima oportunidade de conseguir o seu sustento. Com o auxílio da tecnologia, divulgar o seu serviço ficará mais fácil e também será possível atingir um número maior de pessoas.

Entre as profissões que não precisam de faculdade, esta é uma que depende diretamente da frequência de produção e do número de clientes conquistados. Geralmente, quem consegue se destacar nesta área consegue uma remuneração melhor que um emprego formal.

8- Youtuber

Ser Influencer ou Youtuber pode ser algo muito viável para aqueles que sabem como conquistar grandes públicos no meio digital, porém, é necessário destacar que é preciso ter paciência, já que os seguidores não irão surgir da noite para o dia.

Além disso, você precisará investir em bons equipamentos, conhecer softwares de edição e pesquisar conteúdos de qualidade, já que essa é uma das profissões que não precisam de faculdade mas depende de patrocinadores diretos para gerar lucros.

9- Maquiador

Ser maquiador é algo extremamente viável para quem está sempre antenado a moda e tem habilidades finas para criar seus próprios modelos. Essa é uma carreira que pode vir a ser muito promissora quando se avalia o mercado atual.

Hoje há ótimas instituições que oferecem cursos com aulas práticas para que você adquira novas habilidades. Além disso, os seus serviços podem ser divulgados nas redes sociais e trocar experiências sobre os produtos em grupos de redes sociais.

10- Designer gráfico

A nossa última sugestão entre as profissões que não precisam de faculdade é ser Designer gráfico. Este é um profissional que atualmente é de suma importância no mercado, já que ele irá cuidar da “aparência” das empresas.

Em outras palavras, o Designer é aquele que utiliza recursos de computação para criar logos, layouts de sites, folhetos de divulgação, cardápios e muito mais. Para se dar bem nessa área é fundamental ser criativo e dedicar tempo aos projetos.

Considerações finais

A lista de profissões que não precisam de faculdade tem opções incontáveis, mas em todas elas, buscar por especialização é indicado, já que assim será possível desenvolver serviços melhores e cobrar valores mais elevados por eles.

Sendo assim, tenha calma no momento de escolher uma profissão, estude bastante sobre ela através dos meios digitais e plataformas principalmente para conhecer previamente o seu público.

O nosso objetivo com este post era exatamente mostrar que é possível sim obter sucesso no mercado de trabalho sem ensino superior, e inclusive obter salários mais elevados do que algumas das profissões que exigem formações específicas.