Como o mercado de trabalho brasileiro está cada dia mais concorrido, nem sempre encontrar uma boa oportunidade de emprego é uma tarefa fácil, de modo que é necessário fazer amplas pesquisas dentro de um setor de interesse.
É importante comentar aqui que cada empresa possui as suas próprias características e exigências, então aqueles que desejam concorrer pelas vagas disponíveis precisam, muitas vezes, ter habilidades específicas.
O nosso propósito com este artigo é ajudá-lo a ingressar no mercado de trabalho através de dicas muito interessantes, então continue acompanhando o conteúdo que preparamos especialmente para você.
5 dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego
Um dos momentos mais cruciais do processo seletivo é a entrevista de emprego, momento este que acaba desclassificando muitos candidatos despreparados. Para te ajudar a se dar bem neste momento, preparamos algumas dicas:
Faça uma pesquisa sobre a empresa
Para que você consiga fazer parte de uma empresa importante, é necessário compreender detalhadamente o ecossistema que será inserido, pois assim será possível discorrer uma boa entrevista de emprego.
É muito comum que os recrutadores façam perguntas relacionadas a empresa para os candidatos, como valores, cultura e segmento de atuação, por exemplo, e caso não saibam respondê-las corretamente, poderão ser desclassificados.
Outra dica importante aqui é saber informações sobre o cargo que você tem interesse em ocupar e também demonstrar para o recrutador o porquê você é a pessoa ideal para a vaga.
Pense nas respostas antes da entrevista
Muitos processos seletivos possuem um certo padrão de perguntas que é bastante comum. Isso possibilita que os candidatos pensem e pratiquem as respostas com antecedência. Veja abaixo algumas das perguntas mais comuns:
- Quais são as suas experiências profissionais;
- Como você lida com pressões de tarefas e prazos;
- Onde você se enxerga daqui a cinco anos;
- Quais são os seus objetivos de longo e curto prazo;
- Porque você deve ser contratado.
Praticar as respostas previamente à entrevista vai te dar mais segurança e confiança no momento de respondê-las, o que pode tirar uma melhor impressão do recrutador que vai perceber que você realmente se preparou para aquele momento.
Saiba quais perguntas são mais comuns no tipo de entrevista que vai fazer
Além das perguntas gerais clássicas que foram comentadas anteriormente, os recrutadores também vão fazer perguntas mais específicas, que sejam relacionadas especialmente ao processo seletivo do qual você está participando.
Desse modo, é importante destacar que as perguntas mudam de acordo com o tipo de cargo e na internet será possível encontrar diversos artigos ou vídeos que ensinam como se dar bem nas dinâmicas diversas que podem ser cobradas.
Caso a sua função seja mais técnica, por exemplo, havendo relação com coisas mais processuais, é interessante comparecer ao processo seletivo preparado caso sejam aplicadas provas práticas ou feitas perguntas voltadas para o segmento.
Faça perguntas ao entrevistador
Durante as entrevistas de emprego, você terá a oportunidade de saber mais a respeito da empresa, então aproveite este momento para fazer perguntas ao entrevistador de modo se certificar de que está indo ao encontro de seus objetivos.
Vale mencionar aqui que as perguntas devem ser estratégicas, onde o intuito será principalmente compreender qual é a dinâmica do trabalho. Também é possível descobrir o que é esperado do profissional que vai ocupar o cargo vago.
Leve sempre em consideração que da mesma forma que você está sendo avaliado pela empresa, você também deverá avaliá-la, pois assim é possível saber mais detalhes acerca do local e identificar se há uma real compatibilidade profissional.
Outros cuidados a serem tomados
As principais dicas que ajudam as pessoas a se darem bem em processos seletivos são muito simples, já que alguns cuidados básicos com a postura já podem ser de grande valia. Veja a seguir alguns cuidados a serem tomados neste momento:
- Seja pontual, pois chegar mais cedo pode ajudá-lo a se acalmar, mas chegar mais tarde pode passar uma impressão de desleixo;
- Tenha atenção à vestimenta, ou seja, não exagere na informalidade ou na formalidade, e modo que as roupas podem se adequar ao tipo de cargo e padrão da empresa;
- Sega agradável, sorria e tenha cuidado com a postura corporal;
- Mantenha-se sempre com a postura ereta na cadeira;
- Responda as perguntas feitas com entusiasmo;
- Tenha bastante atenção na conversa.
Além destas dicas podemos ressaltar ainda a grande necessidade da educação, do bom senso e do português correto. Apenas com estes detalhes acertados você já terá as características mais buscadas por recrutadores de todo o país.