CARREGANDO...

Veja Por Que o Preço Dos Carros Usados Estão Caindo

Anúncio

O preço dos carros usados estão caindo após 2 anos seguidos de altas contínuas. Isso é uma informação ótima para aqueles que desejam trocar de veículo ou adquirir outro dentro das especificações de seu interesse.

A alta registrada nos anos anteriores se deve principalmente por conta da pandemia, que abalou a economia brasileira de diversas formas. Felizmente este quadro está sendo revertido aos poucos, conforme revelam as pesquisas.

Se você deseja entender mais sobre este assunto e conferir informações adicionais a respeito desta queda no preço de carros usados, continue acompanhando o conteúdo que disponibilizamos através deste artigo.

Por que o preço dos carros usados estão caindo?

Segundo informações divulgadas através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pela Tabela FIPE, nos meses de abril, maio e junho a média de preços dos veículos usados caiu cerca de 7,5%.

Anteriormente, esse tipo de automóvel passou por uma elevação que superou os 28% desde o início da Pandemia em 2020, onde a média da escalada de preços ficou em torno de 22% em 2021.

O principal motivo para o preço dos carros usados estar caindo é principalmente a baixa demanda, de modo que no mês de junho a venda de carros usados caiu mais de 2%, o que acabou acumulando uma redução de 18% no decorrer do primeiro trimestre.

preço-dos-carros-usados-estão-caindo
preço-dos-carros-usados-estão-caindo

Sobre a queda na demanda por veículos usados

No tópico anterior você pode verificar os dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, sendo que eles evidenciam uma queda acentuada na demanda pelos veículos usados.

Este fato tem impacto direto sobre o preço desses itens, onde o tradicional Feirão AutoShow, que é um ponto importante de compra e venda de veículos em São Paulo, registra uma venda baixa de apenas um terço dos carros oferecidos no evento.

Essa queda na demanda é justificada pelo alto custo acumulado voltado para abastecer o carro, de modo que muitos consumidores perderam o interesse pela troca do seu automóvel atual.

Busca por veículos mais velhos aumentou

Tanto em grandes lojas como em feirões de carros, o valor médio das vendas do último período caiu, sendo que os veículos mais antigos, fabricados até o ano de 2009, acabaram sendo o foco de muitos consumidores.

Segundo informações divulgadas, esse tipo de automóvel representa uma procura com cerca de 1,9 milhão de unidades devidamente transacionadas no primeiro semestre, o que é um dado interessante e que pode explicar o motivo pelo qual o preço dos carros usados estão caindo.

Hoje é comum que as pessoas optem por carros usados baratos, e estes geralmente correspondem a modelos mais antigos. O cenário é bem diferente de 2021, momento em que carros com até 8 anos de fabricação eram os mais vendidos.

A queda nos preços deve continuar?

Diversos consumidores acreditam que o preço dos carros usados vai cair continuamente a partir daqui, mas por enquanto esse fato não é concreto, já que há falta de componentes eletrônicos na indústria e um consequente aumento de preço.

Em outros locais do mundo, como é o caso da Europa, quase 2 milhões de veículos não puderam ser produzidos, sendo que algo semelhante acontece no Brasil em decorrência da falta de itens eletrônicos específicos.

A Anfeva divulgou que em nosso país há unidades capazes de produzir 4,5 milhões de automóveis por ano, mas agora o mercado não deve atingir a marca de 2 milhões de unidades até o fim de 2022.

Dicas importantes para comprar um carro usado

Muitos brasileiros devem aproveitar que o preço dos carros usados estão caindo para trocar o seu automóvel, mas para que seja possível fazer um bom negócio, é preciso ter atenção. Veja algumas dicas logo a seguir:

  • Não tenha pressa: faça pesquisas amplas e com calma, não cedendo a pressão de vendedores quando o veículo não se enquadrar às suas necessidades;
  • Teste antes de comprar: ao testar o veículo, você pode se certificar de que não há problemas relacionados a mecânica;
  • Confira a quilometragem: caso escolha um veículo com alta quilometragem, é muito importante fazer uma vistoria mais pesada;
  • Pesquise a origem do veículo: conhecer a procedência do carro antes de adquiri-lo é muito importante para evitar situações como alienação a banco e roubo;
  • Verifique as garantias e revisões: diversos automóveis seminovos acompanham revisões ou garantias de fábrica, então é importante saber se estas revisões estão em dia.

Caso você tenha dúvidas em relação a mecânica do carro, indicamos ainda que leve o mesmo a um mecânico confiável antes da compra. Além disso, consultar a tabela de preços de carros usados é importante para saber o valor justo a ser pago.

Gostou do nosso conteúdo? Veja também como aprender a dirigir pelo celular com um aplicativo de simulador de trânsito.