A Técnica Pomodoro é para você que tem dificuldades em gerenciar seu tempo, tendo a impressão de que a quantidade de tarefas só aumentam. A técnica é muito simples e apresenta ótimos resultados desde que foi criada, em 1980.
De uma forma resumida, tal metodologia visa ensinar as pessoas a trabalharem com o tempo que realmente têm, e não contra ele. Assim é possível aumentar a produtividade e reduzir as chances de exaustão mental, por exemplo.
A seguir você entenderá de forma detalhada onde a técnica surgiu, como ela funciona e como fazer uma boa gestão de tempo através dela, então continue acompanhando o conteúdo que preparamos.
Como a Técnica Pomodoro surgiu?
O criador da Técnica Pomodoro é o italiano Francisco Cirillo, que desenvolveu a metodologia ainda na década de 1980. A eficiência notada por ele foi tão chamativa, que até os dias de hoje os resultados são extremamente úteis.
Já o nome da técnica foi estabelecido assim porque o seu idealizador utilizava um cronômetro específico que possuía o formato de tomate, e o nome desta fruta em italiano é pomodoro, sendo um fato bastante curioso.
Com base neste cronômetro, Cirillo dividia o seu dia de trabalho em partes de 25 minutos que eram separados por intervalos de 5 minutos. Quando se alcança 4 partes de 25 minutos, faz-se uma pausa maior de 20 a 30 minutos.
Do que se trata esta técnica?
Conforme já bem mencionamos anteriormente, a Técnica Pomodoro é destinada a todos que desejam fazer um gerenciamento consistente sempre respeitando os períodos de atividade e de intervalo adequadamente.
Segundo estudos, este método pode intensificar a agilidade mental devido a imposição de um senso de urgência pelo temporizador. Além disso, as pausas forçadas irão evitar o esgotamento que muitos sentem no final do dia.
Em outras palavras, a técnica fará com que você deixe de sentir que o dia tenha um tempo infinito para fazer certas coisas e deixe de desperdiçá-lo com tarefas desnecessárias, já que você terá apenas 25 minutos para fazer um bom progresso em uma atividade.
Como praticar
Se você se interessou pela Técnica Pomodoro e acredita que ela pode trazer benefícios para a sua rotina de trabalho, será possível iniciar a prática através dos seguintes passos:
- Planejamentos:antes de iniciar as atividades do seu dia, primeiro faça uma lista com todas as tarefas e as classifique de acordo com a importância. Neste momento, seja racional para obter um melhor aproveitamento;
- Mantenha o foco: as distrações podem prejudicar e muito a sua produtividade, por este motivo, evite acessar redes sociais, e-mails e se possível mantenha o celular longe para evitar estes empecilhos mais comuns;
- Iniciando o trabalho: para dar início a técnica, escolha a primeira tarefa da sua lista e ajuste o cronômetro para 25 minutos. Assim que o mesmo começar a valer, mantenha o foco total até que o tempo se esgote;
- Momento de pausa: assim que o cronômetro emitir o aviso de que os 25 minutos acabaram, pare o que está fazendo e mantenha a pausa por 5 minutos, seja para ir ao banheiro, tomar água, fazer um lanche, etc;
- De volta ao trabalho: depois de concluir a primeira pausa, você deve retomar as suas tarefas e repetir este mesmo ciclo por mais 3 vezes, sempre concentrando todo o seu foco e sua energia nos afazeres;
- Pausa longa: assim que as 4 sessões de 25 minutos forem devidamente concluídas, será o momento de fazer uma pausa maior, de no mínimo 20 minutos e no máximo 20 minutos. Depois disso, o ciclo se inicia novamente até que todas as tarefas sejam concluídas.
Caso o ciclo for interrompido, o que fazer?
É de suma importância que o ciclo da Técnica Pomodoro não sofra interrupções, mas podem acontecer imprevistos internos e externos que o interrompam ao longo do trabalho, reduzindo a efetividade do método.
Caso isso venha a acontecer com você, recomendamos que você adie as distrações até que todo o ciclo seja completado devidamente. Mas caso a interrupção seja algo mais urgente, basta encerrar a técnica e reiniciar em outro momento.
Conheça as vantagens da técnica Pomodoro
Há muitas vantagens ao implementar a Técnica Pomodoro no seu dia a dia, já que comprovadamente ela auxilia os profissionais no aumento de sua produtividade. Confira as vantagens na lista abaixo:
- Melhora a qualidade do trabalho;
- É possível fazer mais coisas em menos tempo;
- A motivação e o foco são fortalecidos;
- A concentração sobre a tarefa é maior;
- O hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo é eliminado;
- O senso de urgência será maior, ou seja, mais agilidade;
- Os níveis de estresse são reduzidos pelo simples fato de fazer uma coisa de cada vez.
Como você pode ver, há apenas pontos positivos sobre a técnica e assim que você torná-la rotina, será possível visualizar os resultados em pouco tempo, o que dará uma motivação ainda maior para que continue progredindo.